Maternidade Moura Tapajóz comemora dez anos com mais de 34 mil partos e 160 mil atendimentos

By -

JN (2)

O dia foi de comemorações para a Maternidade Moura Tapajóz, localizada no bairro Compensa, na zona Oeste de Manaus, que completou dez anos de fundação nesta quinta-feira, 10. Além de marcar uma década de serviços prestados à comunidade, a maternidade, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde de Manaus, registra outro feito: a realização de 34.713 partos – 14.179 cesáreos e 20.534 normais – e os 160.293 atendimentos no período.

JN (1)

“É um número expressivo de pessoas da nossa cidade que passaram pela nossa única maternidade. É um marco para a gestão comemorar com qualidade o serviço que é prestado aqui. Mas, o que nos orgulha da Maternidade Moura Tapajóz não são as paredes, salas e equipamentos, que são muito bons, mas as pessoas que aqui trabalham, com dedicação e profissionalismo, fazendo com que milhares de crianças nasçam com segurança e respeito. Portanto, é uma maternidade que eu tenho orgulho, assim como o prefeito Arthur Virgílio Neto também tem”, celebrou o secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto.

JN (3)

Nos festejos foram incluídos culto ecumênico, sorteio de brindes com a participação dos 901 servidores, apresentação musical, além de homenagem aos ex-diretores Mônica Oliveira Dantas, Paulo Wagner Brandão de Souza, Janet Araújo Guimarães, Raimar Carvalho de Araújo e ao atual gestor Geraldo Felipe da Costa Marques Barbosa.

O evento contou com a presença do presidente da Fundação Alfredo da Matta, o médico e ex-secretário municipal de Saúde que iniciou a construção da Moura Tapajoz, o médico Helder Cavalcante, as subsecretárias Lucilene Vasconcelos Bezerra e Lubélia de Sá Freire, diretores dos Distritos de Saúde e grande parte dos servidores da maternidade. “Fico muito feliz de ter feito parte dessa história e sei que o que plantamos no nosso dia a dia está sendo colhido”, disse o homenageado Raimar Carvalho.

São dez anos em que a Maternidade Moura Tapajóz desenvolve o serviço de urgência e emergência, que presta assistência hospitalar à mulher no período da gravidez, parto e puerpério, e também ao recém-nascido, oferecendo serviços e programas de promoção social e apoio ao ensino e à pesquisa. “A Maternidade vem buscando desenvolver atendimentos de qualidade, por meio do total envolvimento de uma equipe interdisciplinar entre os profissionais que atuam nos setores existentes na instituição, na busca incessante pela melhoria da qualidade de vida de seus usuários”, ressaltou o diretor Felipe Barbosa.

Atualmente, a Maternidade Moura Tapajóz tem vários setores, onde estão localizados os programas e projetos que auxiliam na oferta de serviços aos usuários, divididos entre Recepção; Admissão; Assistência à mulher e ao recém-nascido no parto e cirúrgico; Atenção Humanizada ao Parto; Serviço Social; Serviços de Enfermagem; Serviço de apoio e diagnóstico; Agência Transfusional; Assistência Farmacêutica; Assistência Social Hospitalar; Ultrassonografia; Imunização; Radiologia; Triagem Auditiva Neonatal (Teste da Orelhinha); Coleta para Triagem Neonatal (Teste do Pezinho).

Possui, também, Unidade de Tratamento Intensivo ao recém-nascido (UTI); Assistência de cuidados Intermediários ao recém-nascido (UCI); Fisioterapia Hospitalar; Psicologia Clínica Hospitalar; Internação clínica nas intercorrências da gravidez e puerpério; Internação clínica do recém-nascido patológico; Laboratório de Análises Clínicas; Neonatal e Materno; Nutrição Hospitalar; Programa de Aleitamento Materno; Método Mãe Canguru; Programas de Planejamento Familiar; Programa de Atenção ao Abortamento; Programa de Atendimento à Mulher Vítima de Violência Sexual – SAVVIS; Registro Civil; Educação Continuada; e Serviço de estatística.

Mario Dantas