Marinha prorroga prazo para Vistorias Especiais da Operação Parintins 2016

By -

marinha-vigilancia-01A Marinha do Brasil (MB), por intermédio do Comando do 9º Distrito Naval, prorrogou o prazo das solicitações para a realização das Vistorias Especiais para a concessão do “PASSE” da Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental (CFAOC).

Os proprietários das embarcações de passageiros e de esporte e recreio que forem navegar no Rio Amazonas, especificamente no trecho Manaus – Juruti, entre os dias 20 a 27 de junho de 2016, terão até o dia 8 de junho para agendar as vistorias junto à CFAOC.

Essa Operação tem o propósito de garantir a Segurança do Tráfego Aquaviário e a Salvaguarda da Vida Humana no período do Festival Folclórico de Parintins, que concentra o maior número de embarcações de passageiros e recreio no Rio Amazonas.

As Vistorias Especiais são gratuitas e serão realizadas até o dia 13 de junho de 2016.

O “PASSE”, que será entregue a partir do dia 15 de junho na CFAOC, tem o propósito de reduzir o tempo da inspeção das embarcações nos postos de fiscalização (abaixo relacionados), onde serão, somente, verificados os itens relacionados à documentação, ao material de salvamento e à quantidade de passageiros.

A fiscalização em um determinado posto não isentará as embarcações de serem inspecionadas novamente pelas equipes de Inspeção Naval, no período de 20 a 27 de junho.

A Marinha empregará na Operação os seguintes meios:

– Postos de fiscalização em Manaus, Itacoatiara e Parintins; e

– Navios do Comando da Flotilha do Amazonas, lanchas da CFAOC e de suas Agências em Parintins e Itacoatiara, e aeronaves do 3º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral.

Um dos navios estará preparado para atendimentos emergenciais, dispondo de médicos, dentistas e enfermeiros.

A Marinha conta, desde já, com a colaboração da população para garantir a segurança da navegação, a salvaguarda da vida humana nos rios e a proteção ambiental dos recursos hídricos da Amazônia. “Segurança Caprichada, Alegria Garantida!!!”

Para mais informações, o proprietário da embarcação poderá visitar o site cfaoc.mar.mil.br ou comparecer à CFAOC, localizada na Rua Frei José dos Inocentes, 36, no Centro de Manaus, ou ligar para o telefone (92) 2123-4926.

Roberto Brasil