Marinha intensifica fiscalização de embarcações no período do Carnaval

By -
Fiscalização realizada no último final de semana

Fiscalização realizada no último final de semana

No período de 14 a 18 de fevereiro, a Marinha do Brasil, por intermédio do Comando do 9º Distrito Naval, intensificará a fiscalização de embarcações de esporte e recreio (jet-skis, lanchas e iates), nas principais praias de Manaus: Ponta Negra, da Lua, Tupé, Dourada, Prainha; e nas Marinas localizadas no Igarapé do Tarumã. A ação faz parte da Operação Verão, que acontece em todo país desde o dia 15 de novembro.

Durante as abordagens, os Inspetores Navais da Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental (CFAOC) verificam a documentação da embarcação, dos condutores e da tripulação, além de realizarem procedimentos preventivos à Segurança da Navegação. As embarcações sem a documentação prevista, conduzidas por pessoas não habilitadas ou que apresentem indícios de embriaguez serão apreendidas pela Capitania dos Portos e colocadas “Fora de Tráfego”.

No período do Carnaval, serão empregados pela Marinha: um Navio-Patrulha Fluvial do Comando da Flotilha do Amazonas; e cinco embarcações com Inspetores Navais da CFAOC, exclusivas para essa atividade.

A Marinha conta, desde já, com a colaboração da população para garantir a Segurança da Navegação, a Salvaguarda da Vida Humana nos rios e a proteção ambiental dos recursos hídricos da Amazônia Ocidental, e recomenda:

  1. Faça a manutenção preventiva e correta da sua embarcação;
    2. Tenha a bordo o material de salvatagem prescrito pela Capitania;
    3. Respeite a lotação da embarcação e tenha a bordo coletes para todos;
    4. Mantenha os extintores de incêndio em bom estado e dentro da validade;
    5. Mantenha seus equipamentos de comunicação sempre funcionando;
    6. Conduza a embarcação com prudência e dentro dos limites de velocidade;
    7. Não conduza a embarcação alcoolizado;
  2. Mantenha distância das margens, praias e de banhistas;
    9. Respeite a vida, preste socorro; e
  3. Não polua.

A Marinha do Brasil disponibiliza os seguintes telefones gratuitos para denúncias ou pedidos de socorro em toda a Amazônia Ocidental: Socorro e Salvamento – 185, e Disque Denúncia – 0800 280 7200.

Roberto Brasil