Marinha intensifica fiscalização de embarcações durante a Operação Verão

By -

capitaniaDesde o dia 15 de novembro, a Operação Verão realizada pela Marinha do Brasil, por intermédio do Comando do 9º Distrito Naval, fiscaliza o tráfego das embarcações de esporte e recreio (jet-skis, lanchas e iates), nas principais praias de Manaus: Ponta Negra, da Lua, Tupé, Dourada, Prainha; e nas Marinas localizadas no Igarapé do Tarumã. Durante as abordagens, os Inspetores Navais da Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental (CFAOC) verificam a documentação da embarcação, dos condutores e da tripulação, além de realizar procedimentos preventivos à Segurança da Navegação.No decorrer das fiscalizações, quando o condutor da embarcação apresentar sinais característicos de embriaguez, os inspetores poderão solicitar ao condutor submeter-se ao teste com etilômetro, visando verificar se o mesmo ingeriu bebidas alcoólicas. As embarcações sem a documentação prevista, conduzidas por pessoas não habilitadas ou que se apresentem indícios de embriaguez serão apreendidas pela Capitania dos Portos e colocadas “Fora de Tráfego”.     

Segundo o Comando, ações de ordenamento da orla da cidade, com ênfase para as praias onde se concentram grandes quantidades de banhistas serão desenvolvidas para assegurar a faixa onde não poderão trafegar embarcações de nenhum tipo.

Para a ação desse final de semana, serão empregados pela Marinha: um Navio-Patrulha Fluvial do Comando da Flotilha do Amazonas; e cinco embarcações com Inspetores Navais da CFAOC, exclusivas para essa atividade.

Roberto Brasil