Marinha do Brasil realiza atualização de dados para Reservistas Navais

By -

corveta-amazonasO Comando do 9° Distrito Naval (Com9ºDN) realiza, a partir de amanhã (9) até o dia 16 de dezembro, inclusive os dias 12 e 13 de dezembro, o Exercício de Apresentação da Reserva (EXAR), que consiste no comparecimento dos reservistas que prestaram o Serviço Militar (SM), nos últimos cinco anos a uma Organização Militar (OM) para a atualização de dados.

A apresentação pode ser realizada no Serviço de Recrutamento Distrital (SRD) do Comando do 9º Distrito Naval, localizado na Rua Bernardo Ramos, s/nº, Centro; em uma OM da Marinha mais próxima da residência; em qualquer Órgão do Serviço Militar do Exército ou da Aeronáutica; ou ainda pode ser efetuado pela Internet.

O EXAR tem como principais finalidades: deixar uma reserva pronta e plenamente integrada para atender às necessidades do País, em caso de mobilização; praticar o mecanismo de convocação; avaliar a eficiência do Sistema de Mobilização; atualizar dados cadastrais; cultivar o espírito cívico dos integrantes da Reserva; e consolidar os laços de solidariedade e camaradagem entre o pessoal da Ativa e da Reserva.

Conforme previsto na Lei do Serviço Militar (item 3, artigo 202, do Decreto 57.654, de 20 de janeiro de 1966 – Regulamento da Lei do Serviço Militar – RLSM), a apresentação é obrigatória para todos os militares transferidos para a Reserva Remunerada (RM1), os da Reserva Naval de 1ª e 2ª Categorias (RM2), que foram desligados do Serviço Ativo da Marinha. Os Reservistas Navais dispensados de incorporação, em situação especial, nos últimos cinco anos, deverão comparecer ao Serviço de Recrutamento Distrital (SRD) do Comando do 9º Distrito Naval ou em uma OM da MB mais próxima de sua residência, ou em qualquer Órgão do Serviço Militar do Exército ou da Aeronáutica, podendo ainda ser efetuado pela Internet.

O reservista deverá se apresentar a uma OM a fim de atualizar seus dados cadastrais constantes do Banco de Dados da Reserva da Marinha (RM), portando comprovante de residência com Código de Endereçamento Postal (CEP) atualizado.

EXAR pela INTERNET (EXARNET)

Encontra-se disponível na página do Comando do 9º Distrito Naval (www.mar.mil.br/9dn/) e nas páginas dos demais Distritos Navais, do Serviço de Identificação da Marinha e Serviço de Inativos e Pensionistas da Marinha, o link para a realização do EXAR pela Internet, que poderá ser acessado pelos reservistas, dispensando o comparecimento a uma OM.

Se optar pelo EXARNET o militar/reservista entrará com o NIP/RA e fará as alterações necessárias à atualização. Encerrado o preenchimento das informações o sistema emitirá um número de controle, que será o comprovante da atualização. Os Reservistas Navais deverão ainda comparecer a uma OM da MB nos endereços abaixo, portando suas Cartas-Patentes (Oficiais) ou seus Certificados de Reservistas (Praças) com número de controle emitido pelo sistema impresso, para aposição do visto de regularização de sua situação militar. 

OMs que participarão do EXAR-2015:

Comando 9º Distrito Naval Rua Bernardo Ramos, s/n, Ilha de São Vicente, Centro – Manaus / AM
Delegacia Fluvial de Porto Velho Rua Henrique Dias, 395, Centro – Porto Velho/RO
Agência Fluvial de Parintins Rua Benjamim da Silva, 1820, Centro – Parintins/AM
Agência Fluvial de Boca do Acre Av. Quinze de Novembro, 2221, Boca do Acre/AC
Agência Fluvial de Tefé Rua Duque de Caxias, 287, Tefé/AM
Agência Fluvial de Eirunepé Rua Felipe Cunha, 113, Eirunepé/AM
Agência Fluvial de Guajará-Mirim Av.15 de novembro, 418, Centro – Guajará-Mirim/RO
Agência Fluvial de Itacoatiara Av. Parque, 262 – Centro, Itacotiara/AM
Agência Fluvial de Humaitá Rua Portobrás, 58 – São Domingos Sávio, Humaitá/AM
Agência Fluvial de Cruzeiro do Sul Rua Paraíba, s/n, Remanso, Cruzeiro do Sul/AC

Roberto Brasil