Marinha do Brasil realiza atendimento hospitalar em comunidade indígena do Rio Solimões

By -

marinhadobrasil-rio-solimoes 01Nesta quinta-feira (16), o Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) “Carlos Chagas”, prestou atendimento médico, odontológico e orientação sanitária à população da Comunidade Indígena Amanaim do Jaduá, localizada às margens do Rio Solimões, durante a Operação Ágata 11.

marinhadobrasil-rio-solimoes 02A equipe de saúde do NAsH “Carlos Chagas” realizou 79 consultas médicas, além de exames laboratoriais para testes de gravidez e de nível glicêmico. Dentre as patologias encontradas, ressaltam-se os casos de verminose e anemia ferropriva.  Foi realizado também exame pré-natal, com abertura do cartão de uma gestante.

marinhadobrasil-rio-solimoes 03A comunidade contou também com o atendimento odontológico, totalizando 748 procediementos, desde simples restaurações até as extrações mais complexas. Todos os procedimentos odontológicos foram realizados a bordo do Navio, em gabinetes odontológicos  devidamente equipados.

A equipe também realizou palestras de orientação quanto a DST, higiene bucal e tratamento da água, além das atividades lúdicas com as crianças, visando  transmitir orientações sobre higiene pessoal.

Roberto Brasil