Maria Taba brilha na 15ª Copa Samel de Judô

By -
“Foi um bom resultado e agora é manter o mesmo ritmo de treinamento para as próximas competições nacionais", destacou a judoca

“Foi um bom resultado e agora é manter o mesmo ritmo de treinamento para as próximas competições nacionais”, destacou a judoca

Com uma atuação brilhante, a amazonense Maria Taba, de 16 anos, foi um dos principais destaques da 15ª Copa Samel de Judô, realizada neste sábado, 26, na quadra 2 da Vila Olímpica de Manaus.

Principal promessa desse esporte olímpico no Amazonas depois das consagradas Rafaela Barbosa e Rita de Cássia Reis, Taba venceu fácil a disputa das classes Sub-18 e Sub-21. No Sub-18, a atleta do Centro Juvenil Dom Bosco competiu na categoria leve (-52 kg) e faturou a Copa Samel com dois ippons, o golpe perfeito do judô. No Sub-21, Taba também levou o ouro ao superar Layse Moraes (Acopajam) por ippon.

“Foi um bom resultado e agora é manter o mesmo ritmo de treinamento para as próximas competições nacionais. Meus próximos compromissos são o Campeonato Brasileiro Sênior (outubro, em Maceió-AL), os Jogos Escolares da Juventude (novembro, em Londrina), e a Seletiva Nacional Sub-18 e Sub-21 (em Lauro de Freitas, Bahia, no mês de dezembro) ”, comentou a judoca.

judo-maria-taba-3História de sucesso – Maria Taba começou a despontar no judô brasileiro em 2012, quando conquistou a medalha de bronze na etapa Infantil (12 a 14 anos) dos Jogos Escolares da Juventude realizados em Poços de Caldas (MG). Em 2013, na cidade de Natal (RN), a amazonense faturou o ouro na etapa Infantil na mesma competição nacional.

A temporada 2015 tem sido excelente. Além de ter vencido Rafaela Barbosa nas seletivas de Manaus, Taba foi medalhista de prata nos Brasileiros Sub-18 (Campo Grande-MS) e Sub-23 (Lauro de Freitas-BA).

A jovem judoca treina a parte técnica com o professor Diomedes Reis (Dom Bosco) e trabalha a parte física com Júlio Prado, na academia One Fitness (Dom Pedro), e com Leonardo Corrêa na Vila Olímpica de Manaus.

Roberto Brasil