‘Marcha para Jesus’ altera trânsito e itinerário de ônibus

By -

O evento religioso ‘Marcha para Jesus’, que será realizado sábado, 1o, a partir das 14h, vai provocar alteração no trânsito do Centro da cidade e na zona Centro-Sul, com interdição de vias. Os ônibus que trafegam na avenida Djalma Batista, principal itinerário da marcha, terão seus trajetos desviados para a avenida Constantino Nery, enquanto durar a passagem dos fiéis.

O Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) mobilizou um efetivo de 150 agentes para fazer o controle do trânsito. Condutores serão orientados a desviar dos trechos interditados usando alternativas de itinerário para melhor a fluidez de veículos.

No transporte coletivo, fiscais da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos vão acompanhar a circulação dos ônibus para observar o cumprimento dos trajetos. A frota de coletivos será ampliada no período da tarde, de acordo com a demanda de passageiros.

Ruas fechadas

A Rua Japurá, no trecho entre as ruas Ferreira Pena e Joaquim Nabuco, será interditada a partir das 6h de sábado. O local será ponto de concentração dos fiéis que vão participar do evento e para o estacionamento de três trios elétricos de grande porte que vão se deslocar no sentido Joaquim Nabuco/Silva Ramos.

A Marcha percorrerá as seguintes vias: Japurá, Joaquim Nabuco, Silva Ramos, Djalma Batista (Centro/Bairro), Pedro Teixeira até o Sambódromo. As interdições das ruas vão ocorrer de acordo com o deslocamento dos participantes.

Após o final da Marcha passar a Avenida Ayrão para acessar a Djalma Batista, a circulação de veículos será liberada, sendo montado o desvio na Silva Ramos próximo à Casa do Eletricista para a Ayrão e Santos Dumont. No cruzamento da Avenida Ayrão com Comendador Clementino, agentes do Manaustrans vão evitar que veículos particulares acompanhem a Marcha.

A Avenida Djalma Batista ficará interditada no sentido Centro/Bairro da Av. Álvaro Maia até o cruzamento com a Av. Pedro Teixeira, de acordo com a passagem da Marcha. O fluxo da Constantino Nery – Centro/Bairro ficará com circulação normal, inclusive para o transporte coletivo.

Desvios

Os veículos que trafegam na Artur Bernardes oriundos da zona Oeste poderão ser desviados para a Constantino Nery ou seguir e acessar a Djalma no sentido do centro. Os veículos que trafegam na João Valério oriundos do Aleixo serão desviados à direita na Rio Javari. Os veículos que trafegam no bairro Vieiralves – vias próximas às ruas Acre e Rio Branco –  não acessarão a Djalma, e seguem pela Maceió,  em direção ao centro ou bairros.

Quando o início da Marcha atingir as proximidades do Conjunto Eldorado, o sentido bairro/centro da Djalma Batista entre o Viaduto Ayrton Senna e a saída do Conjunto Eldorado, será interditado sendo o fluxo desviado para a Av. Mário Ypiranga (antiga Recife)  no Viaduto Ayrton Senna, como também será feito o desvio na Torquato Tapajós para o Viaduto de Flores e seguir pela Mário Ypiranga.

O fluxo da Lóris Cordovil (Franceses) Bairro/Centro será desviado para a Constantino Nery – centro/bairro, retornando próximo à Rodoviária e posteriormente seguindo para a Mário Ypiranga. O fluxo da Pedro Teixeira – sentido bairro/centro – será desviado à esquerda para Belmiro Vianez, que terá o fluxo invertido, acessando então a Lóris Cordovil, à direita.

Quando a Marcha atingir a avenida Pedro Teixeira, a R. Belmiro Vianez deverá ter o sentido do fluxo invertido. O acesso da travessa Pedro Teixeira, próximo a Delegacia Geral deverá ser bloqueada com tabajaras a partir das 00h00 do dia 01 e, após o evento, o bloqueio será ser retirado.

 A avenida Pedro Teixeira permanecerá interditada até o fim do evento religioso no Sambódromo. A previsão é o trânsito seja normalizado  por volta das 23 horas, após  a dispersão total dos participantes.

Redação