Manifestantes em “Aulão de cidadania” fecham a avenida Brasil e prejudicam trânsito

By -

Manifestantes, sob o comando de lideranças políticas, bloquearam na manhã desta sexta-feira (22) a Avenida Brasil, no sentido Centro/bairro, em frente a sede da Prefeitura de Manaus, no bairro da Compensa, na zona oeste da cidade. A proposta do movimento era realizar um aulão de cidadania, conforme divulgado previamente pela organização do movimento, e cobrar os investimentos do Fundo da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

O trânsito foi bloqueado na avenida Brasil, sentido Centro-bairro, causando reflexos nas vias adjacentes e prejudicando centenas de pessoas que se deslocavam ao trabalho. O congestionamento se estendeu pela avenida Coronel Teixeira, causando lentidão no trânsito no horário de maior tráfego da manhã, entre 7h e 8h.

O movimento começou por volta das 7h com a coordenação de figuras conhecidas do Partido dos Trabalhadores (PT) como o deputado estadual José Ricardo, o ex-vereador Bibiano e o professor Jonas Araújo, que é do Movimento de Luta pela Educação. Estas lideranças petistas também organizaram, no último dia 12, outra manifestação na sede da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

O movimento não tem representação do Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Amazonas (Sinteam), que esteve reunido no dia anterior com o prefeito Artur Neto e a secretária Katia Schweickardt para discutirem o calendário da data-base no próximo ano.

Roberto Brasil