Manicoré poderá ganhar um Campus Avançado do IFAM em 2016

By -

manicore-ufam-campos-avancados-1O Prefeito Municipal de Manicoré, Lúcio Flávio do Rosário (PSD), esteve reunido na última quinta feira (03) com uma equipe do Ifam composta pelos professores Raimundo Jimenez e João Batista Neto, que vieram ao município para fazer um levantamento sobre a possibilidade de implantar um Campus Avançado do IFAM no município.

A reunião aconteceu no auditório da escola Nª Sª das Graças, tendo a participação do Vice-prefeito Paulo Sérgio, vereadores Roberval Neves, presidente da Câmara, Sabá Medeiros, Uca Galdino, Markson Barbosa e Kdé além de Gestores de Escolas do Estado, município, Secretários Municipais, professores e representantes de várias instituições locais.

manicore-ufam-campos-avancados-2No decorrer da reunião, o prefeito Lúcio Flávio falou da importância que se tem em implantar um Campus do Ifam em Manicoré, onde vai poder atender a demanda de jovens e pessoas interessadas que precisam de uma qualificação profissional, uma vez que a instituição oferece os mais variados cursos federais, principalmente aos que hoje estão finalizando o ensino médio. No dia 18 de agosto deste ano, o prefeito esteve em Manaus em busca de melhorias para o município quando teve a oportunidade de visitar pessoalmente o Reitor do Ifam, Antonio Venâncio, acompanhado do Secretário Municipal de Governo (Semgov) Roberval Teixeira Lopes e que naquele momento expôs ao mesmo a importância de hoje Manicoré vir possuir um Polo da instituição, bem como ofereceu as condições de apoio para a sua instalação.

De acordo com o professor Raimundo Jimenez, ao chegar a Manicoré se sentiu surpreso com o que viu e sentiu de perto o interesse profundo do governo municipal em oferecer todo apoio, assim como por parte do Poder Legislativo Municipal. “Manicoré é um município com mais de 53 mil habitantes, tem uma produção pujante, economia muito boa, com isso e muito mais deu de perceber que a cidade está dentro dos padrões e tem tudo para receber essa instituição federal” disse o professor Raimundo.

manicore-ufam-campos-avancados-3De acordo com informações, através de um Plano estabelecido para implantações, toda cidade acima de 50 mil habitantes tem que ter um Polo do Ifam. Atualmente já existem um total de 562 Unidades instaladas em todo Brasil, e a meta é chegar a mil Unidades implantadas. Vale ressaltar que hoje um Campus Avançado do Ifam chega a atender cerca de 1.200 alunos. Em Humaitá, por exemplo, seu Campus está atendendo mais de 800 alunos nos mais variados cursos técnicos e profissionais, além de oferecer ainda graduação, pós-graduação, mestrados e até Doutorado dependendo da demanda.

O professor Raimundo Jimenez, que já foi Diretor de várias instituições federais educacionais e Reitor do Instituto Federal de Educação de Rondônia, disse que para ser implantada uma Unidade no município ainda vai ser preciso fazer uma pesquisa com estudos levantados sobre a cidade, bem como uma audiência pública para ouvir a população sobre a questão das demandas e opções para as prioridades de cursos desejados pela população. Ao finalizar o professor deixou bem claro ao prefeito Lúcio Flávio que a princípio o 1º passo já pode ser dado com a implantação de um Centro de Referência junto com a instalação de um Polo de Educação a Distância com vários cursos técnicos, essa seria a proposta inicial no sentido de viabilizar a vinda desses cursos para o município, ou seja, a prefeitura de inicio prepara um local para que estes cursos venham acontecer, enquanto é dada entrada em toda documentação da área para posterior apreciação e aprovação através do parecer técnico do Ifam e com isso ter a felicidade do Governo Federal via construir um Campus Avançado do Ifam em Manicoré.

Roberto Brasil