Manicoré: Mais de 800 toneladas entre entulho e lixo já foi retirado dos bairros na ação de combate as doenças endêmicas

By -

DSC_0696 (1)

Manicoré distante a distante 330 km da capital a prefeitura de Manicoré deu início no dia 11 de janeiro a uma importante mobilização de ação, prevenção e controle das doenças endêmicas que iniciou pelo bairro de São Sebastião. A presente ação é coordenada pela Gerência de Endemias e Secretaria Municipal de Saúde-Semsa que envolve ainda a parceria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semads), Secretaria Municipal de Promoção Social (Semps) e Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra).

DSC_0679

A finalidade é trabalhar em cima do combate da prevenção da Dengue, Chikungunya e a Zica Virus. De acordo com o chefe de limpeza Pública Pedrinho, o objetivo da ação é chegar em todos os bairros e recentemente está sendo concluído o bairro de Santa Luzia, cerca de 800 toneladas entre lixo e entulho foram retirados dos 13 bairros do município em que já receberam a ação.  Mais de 120 pessoas estão envolvidas nesta mobilização que não para, acontece, por exemplo, ação da equipe de saúde que atende o dia todo no bairro com médicos, enfermeiros, ACS, nutricionistas, dentistas, vacinas, dentre outros.

DSC_0700

No dia seguinte é feito ainda a ação de cidadania no próprio bairro com retiradas de documentação básica a quem precisam, Equipes dos agentes de endemias percorrem em todas as casas orientando e conversando com os moradores, além de concluir toda ação com a realização de fumacê feito no final de tarde.

DSC_0674

A responsabilidade não está só nas equipes e muito menos no governo, mas precisamente em toda população que tem o dever de contribuir e ajudar para que esse trabalho alcance êxito e a saúde do povo receba toda prevenção e cuidado possível nas doenças como a Dengue.

Segundo o Secretário Municipal de Saúde Yuri Reis, faltam apenas 2 bairros para ser concluídos, Dom Bosco e Manicorezinho, mais de 50 mil reais estão sendo disponibilizados para acontecer esse trabalho até o final e as pessoas precisam entender e compreender que esse recurso é nosso e tem que ser bem aplicado para que todos possam garantir uma boa saúde em especial com a colaboração da população.

Mario Dantas