Manicoré: Fruto do resultado da criação do Programa Mecanização Agrícola em áreas de terra firme

By -

DSC_0167

Depois da forte enchente de 2014 que afetou toda situação de plantação e produção dos agricultores da Zona Rural de Manicoré, o governo municipal através da Secretaria Municipal de Produção e Abastecimento – Semapa buscou uma alternativa para que esses produtores pudessem ter uma nova opção com a finalidade de alcançar êxito em uma nova etapa.

DSC_0163

O município a partir daí passou a fazer um novo investimento criando o Programa de Mecanização Agrícola no início de 2015 opções inovadora para plantar e produzir em terra firme. Com isso a prefeitura viabilizou o uso de máquinas e passou a contar com a parceria do Idam local na contrapartida dos trabalhos na própria comunidade rural.

A alternativa de produzir em área de terra firme trouxe hoje um resultado muito positivo para aumentar e alavancar a economia local. A comunidade de ESPERANÇA (Rio Manicoré), é fruto desse resultado, só ali os produtores fizeram um trabalho numa área para 5 hectares para produção de melancia e que este final de semana foram colhidos em torno de 8 mil frutos da melancia.

DSC_0197

Segundo o Secretário Municipal da Semapa, Velho “esse é um trabalho que tem de ser feito e que está dando certo desde a sua criação, pois só no ano passado a Comunidade de Santa Ana também abasteceu o município com milhares desse fruto e que se tornou um sucesso total, por conta das áreas de várzea na maioria das vezes se tornarem improdutivas uma vez que o produtor planta e corre o risco de perder tudo no ano seguinte” disse o Secretário Velho.

DSC_0187

Outra boa produção que vem dando certo também na área de terra firme é o grande investimento que os produtores estão fazendo que na produção de banana pacovão, ou seja, nas áreas suburbanas da cidade já é grande esse investimento trazido das áreas de várzea e sendo produzido na terra firme. Hoje por exemplo as comunidades rurais já estão produzindo em torno de 20 mil cachos por semana e o que se ver são barcos de linha ancorados no Terminal Hidroviário da cidade abastecido com a produção dos nossos agricultores que agora podem contar com a alternativa de plantar e colher bem na terra firme, graças a criação do Programa de Mecanização Agrícola na Zona Rural e áreas suburbanas da cidade que vem dando certo abastecendo a capital e o comércio local nas produções de melancia, Banana, farinha dentre outros fomentando a nossa economia.

Mario Dantas