Manejo reduz risco de tombamento de oitizeiros na Rua Salvador

By -

20-11-manejo-arvore-rua-salvador-divulgacao-semmas-1

Quatro oitizeiros de grande porte situados na Rua Salvador, entre as avenidas Mario Ypiranga e Umberto Calderaro, no bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul, foram submetidos na manhã deste domingo, 20, a uma operação de manejo e supressão de um indivíduo que apresentava risco iminente de queda.

O trabalho foi realizado pelas Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Limpeza Pública (Semulsp), a concessionária Eletrobras Amazonas Energia e o Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans), com a finalidade de evitar acidentes.

20-11-manejo-arvore-rua-salvador-divulgacao-semmas-2

Das quatro árvores, três tiveram as copas expandidas podadas. Segundo o gerente de Corte e Poda da Semmas, Wellington Auzier, a poda foi intensa porque havia muitos galhos secos sobre outros suspensos em confronto com a rede elétrica e ameaçando cair sobre pedestres e veículos que trafegam na área. “Vários galhos se quebraram durante o temporal passado”, observou Wellington.

O trabalho de supressão, iniciado hoje, será concluído no próximo domingo, 27. O tronco da árvore apresentava rachadura, infestação por cupins, apodrecimento e raízes expostas. “Com o início do trabalho, reduzimos o risco de tombamento”, explica Wellington.

O trabalho de manejo da arborização é feito pela Prefeitura de Manaus como forma de manter as árvores consolidadas em equilíbrio e evitar risco de tombamentos sobretudo durante temporais.

Áida Fernandes