Manaus vai sediar competições inéditas na região Norte

By -

Manaus será sede de duas competições inéditas no Norte: os jogos de praia da Liga de Desporto Universitário (LDU) e a 3ª edição do International University Beach Games. Os eventos, que contam com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), e da Federação Amazonense Universitária de Desporto (Faud), finalizam o calendário de atividades da Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU) deste ano.

As competições têm a finalidade de mobilizar a juventude universitária em torno do esporte e identificar novos talentos. Além de proporcionar um intercâmbio sociocultural entre os atletas.

“Seguindo as orientações do nosso governador Amazonino, de transformar o esporte amazonense, um evento como esse é grande importância para os atletas locais. É a primeira vez que teremos no Estado um campeonato internacional universitário de desporto como o Beach Games. E essa troca de experiência, de qualidade técnica, com atletas nacionais e internacionais, deixará um legado fantástico para os nossos atletas”, disse a titular da Sejel, Janaina Chagas.

Competição Nacional – A LDU de jogos de praia será a primeira competição. Começará nesta terça-feira (28/11) e seguirá até o dia 2 de dezembro. Cerca de 300 estudantes universitários de oito estados – Amazonas, Ceará, Distrito Federal, Paraíba, Rio Grande do Norte, Roraima, Rio Grande do Sul e São Paulo – competirão, nos naipes feminino e masculino, na praia da Ponta Negra, zona oeste de Manaus, em cinco modalidades: beach hand (handebol de praia), beach soccer (futebol de praia), beach tennis (tênis de praia), futevôlei e vôlei de praia.

Ao todo, 78 atletas classificados na seletiva realizada em Manaus nos Jogos de Verão Estadual em 2016 estarão representando o Amazonas nesta primeira etapa nacional.

“A LDU de Jogos de Praia encerra a temporada 2017, e a CBDU chega a este evento comemorando uma temporada de sucesso e trazendo a novidade de levar um dos maiores eventos da Confederação para a região Norte do País, tendo essa expectativa de fazer a competição em uma praia de rio, em uma cidade que desperta o interesse, algo que é evidenciado pelo número expressivo de participantes”, pontuou o presidente da CBDU, Luciano Cabral.

A tabela de jogos com todos os horários será divulgada na Reunião Técnica, que será realizada no Tropical Hotel, no dia 28 de novembro, às 18h.

*Com informações da assessoria

Roberto Brasil