Manaus será sede do Encontro Norte-Nordeste de Apoio à Adoção

By -

ENNOAPA-2015-HORIZONTAL

Manaus sediará pela primeira vez o Encontro Norte-Nordeste de Apoio à Adoção (ENNOAPA). O evento, que já está em sua 8ª edição, tem o objetivo de aproximar os atores pró-adoção no Amazonas, bem como trocar conhecimentos com as demais regiões do   Norte e do Nordeste na busca por um diálogo mais coerente e prático nas experiências com adoções de crianças e adolescentes.

À frente da organização do evento está o Grupo de Apoio a Pais Adotivos do Amazonas (GAPAM), instituição sem fins lucrativos que atua no estado desde 2004. Segundo a presidente do GAPAM, Iracy Rocha, a realização do evento em Manaus vem coroar o trabalho que a instituição desenvolve. “Nosso objetivo é estimular uma atitude adotiva no Amazonas, desmistificando preconceitos que ainda existem sobre o tema”, afirma.

Na programação do evento, temas como Estatuto da Família, pedofilia, adoções ilegais e a realidade dos abrigos no país serão discutidos em conferências   e mesas-redondas, nos dois dias do evento. Segundo Iracy Rocha, o público alvo esperado são pais adotivos, pretendentes a adoção, acadêmicos, juízes, promotores, defensores públicos, psicólogos, pedagogos, assistentes sociais e toda rede de proteção à criança e ao adolescente. “Nossa expectativa é que mais de 400 pessoas participem do evento”, informa Iracy.

A inscrição do VIII ENNOAPA pode ser feita no GAPAM, localizado na Rua Washington Luiz 385, conjunto Dom Pedro I, ou pelo site www.ceppam.com.br/ennoapa2015. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no site ou pelos telefones 99618-1898 e 991344146. O VIII ENNOAPA é uma promoção Grupo de Apoio a Pais Adotivos do Amazonas e do Centro Universitário Luterano de Manaus (Ulbra), sendo apoiado pelos órgão públicos e de proteção à criança e ao adolescente e patrocinado por empresas amazonenses.

 

Sobre o GAPAM

O Grupo de Apoio a Pais Adotivos do Amazonas, é uma instituição sem fins lucrativos, fundada em 10 de outubro de 2004. O grupo foi idealizado pela mãe adotiva Iracy Rocha e nasceu com o objetivo de oferecer suporte aos pais adotivos, antes, durante e após o processo de adoção.

O grupo desenvolve, em cooperação técnica com o Juizado da Infância e da Juventude o projeto “Gestando o Amor” que consiste no atendimento às famílias que estão em processo de adoção e o “Encontro de Pós-adoção”, que acolhe e dá continuidade ao atendimento através do acompanhamento da adaptação das crianças junto as suas novas famílias. Uma vez por mês, sempre aos domingos, são ministradas palestras, vivências em grupo e depoimentos das famílias que estão em meio ao processo adotivo. Já passaram pelo GAPAM mais de 3000 pessoas.

Mario Dantas