Manaus sediará Congresso Internacional sobre Trauma

By -

uea-trauma1Na próxima quarta-feira (24), acontece a abertura do o 11º Congresso da Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (SBAIT) e o 16º Congresso Brasileiro das Ligas do Trauma (CoLT). A abertura do evento, que pela primeira vez ocorre na região Norte, será realizada às 19h, no Hotel Tropical Manaus. 

O objetivo do congresso, que será realizado entre os dias 25 e 27 de setembro, é promover a integração dos temas relacionados ao trauma, trazendo mais de 500 cirurgiões de todo o Brasil, Europa e América. O evento é realizado pela Sociedade Brasileira de Atendimento ao Traumatizado (SBAIT) e pelo Comitê Brasileiro das Ligas de Trauma. A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) é parceira na realização do evento.

Membro da comissão científica hospitalar do Sbait e reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Cleinaldo de Almeida Costa enfatiza que o evento coloca Manaus no cenário nacional e internacional do atendimento ao trauma.

“Este é um momento oportuno para novas experiências, integração, oportunidades de trabalho, educação e desenvolvimento de pesquisas nos próximos anos com o objetivo de elevar a qualidade da atenção em trauma no Amazonas”, destacou.

O trauma se configura como um problema mundial de saúde publica. No Brasil, os atendimentos às vítimas de trauma, que incluem acidentes de trânsito, afogamentos e agressões físicas, estão em terceiro lugar nos números de atendimento e internação no Sistema Único de Saúde (SUS), ficando atrás apenas de Infartos e Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC), segundo dados do Ministério da Saúde. Além disso, representam a terceira causa de óbitos entre os brasileiros.

Roberto Brasil