Manaus sedia Jogos Panamericanos para Jornalistas

By -
A cerimônia de abertura acontece no palacete provincial, às 19h

A cerimônia de abertura acontece no palacete provincial, às 19h

Acostumados a cobrir o esporte, na próxima segunda-feira (13), jornalistas esportivos de 32 países do continente americano desembarcam em Manaus para disputar os Juegos para Periodistas Desportivos – Jogos para Jornalistas Esportivos -, realizado pelo Governo do Amazonas através da Secretaria de Estado da Juventude Esporte e Lazer (SEJEL) em parceria com a Amazonastur e também pela Associação Internacional de Imprensa Esportiva (AIPS).

A cerimônia de abertura acontece no palacete provincial, às 19h. A competição acontece até o próximo dia 17 de abril. As modalidades a serem disputadas são xadrez, atletismo, boliche, bilhar, tênis de mesa e futebol de salão que promete uma disputa bem equilibrada no torneio, segundo Eduardo Monteiro de Paula.

Realizado a cada dois anos em um país diferente, a competição tem como objetivo promover a integração dos jornalistas. Manaus “despertou” a curiosidade dos profissionais, após ser destaque na Copa do Mundo de 2014 e agora, sede de seis partidas do torneio de futebol das Olimpíadas. Por isso, a cidade foi escolhida para sediar o encontro.

“Manaus vem se firmando cada vez mais como uma cidade apta a receber grandes eventos. Em 2014 foram quatro jogos da copa do mundo que mexeram com o país e com os visitantes. Agora, os jogos olímpicos. Não tem como uma cidade com todo esse know how para grandes eventos não chamar atenção. Por isso fomos premiados mais uma vez com esta competição”, justificou Eduardo Monteiro de Paula, presidente da Associação de Cronistas e Locutores Esportivos do Amazonas- ACLEA.

Cada país participante será representado por uma delegação de até 15 pessoas. A estimativa da organização é receber pelo menos 120 participantes que estarão representando do Suriname, Canadá, Chile, Porto Rico, Paraguai, Colômbia, México, Equador, República Dominicana, Panamá, Bolívia, Guatemala, Trinidad e Tobago e Nicarágua, Argentina.

CONGRESSO

Ainda com durante a semana de jogos, a Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM) receberá todos os presidentes de associações de jornalistas esportivo dos países das Américas. Os vencedores ganharão medalha de ouro, prata e bronze. Em seguida, será entregue um troféu ao país campeão AIPS América.

Roberto Brasil