Manaus receberá I Festival Internacional de Instrumentos de Metais do Amazonas nos dias 14 a 20 deste mês

By -

12795382_730519750418931_5730290453891176159_n

Manaus receberá o I Festival Internacional de Instrumentos de Metais do Amazonas, que ocorre de 14 a 20 de março com a presença de professores renomados como o canadense Alain Trudel (maestro e trombonista), o italiano Luca Benucci (trompa), a austríaca Eva Lind (canto); e os alemães Enjott Schneider (composição), Sabine Kierdorf (empreendedorismo musical) e Otto Sauter (trompete).

As apresentações dos Concertos Sinfônicos e Didáticos serão feitas após as aulas ministradas, o primeiro acontecerá no auditório Rio Solimões, na UFAM, na abertura do evento, o segundo no Teatro da Instalação e o encerramento, no Teatro Amazonas.

Organizado pela Universidade Federal do Amazonas-UFAM em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura-SEC e a World & European Brass Association o festival tem o objetivo de capacitar profissionais que se dedicam às práticas interpretativas musicais como solistas ou em conjuntos musicais. Os interessados em participar podem se inscrever no Departamento de Artes da UFAM nos horários de 8h às 11h30 e das 14h às 17h30.

Para o Chefe do Departamento de Artes da UFAM, professor dr. Jackson Colares, o festival marca um novo momento de formação musical na universidade, que em breve ganhará duas orquestras, uma sinfônica e uma popular.

“Começamos a avançar para formação no campo das práticas interpretativas. Por 35 anos nosso departamento vem formando arte – educadores para atuarem como professores de música. Nesse momento começamos a olhar mais claramente para a necessidade de formar instrumentistas que possam atuar em grupos musicais como orquestras de câmara e sinfônicas, além de bandas de jazz e sinfônicas. Já estamos organizando e nos articulando para fazer um festival de instrumentos de cordas e sopros de madeiras”, declarou Jackson Colares.

Mario Dantas