Manaus recebe prêmio como melhor capital em gestão previdenciária

By -

Manaus é mais uma vez destaque em âmbito nacional. Desta vez, devido ao sucesso administrativo da previdência municipal. Na noite desta ontem, 19, a capital amazonense recebeu o prêmio de “Boas Práticas de Gestão Previdenciária’’, concedido pela Associação Nacional das Entidades de Previdência de Estados e Municípios (Aneprem), entregue ao prefeito Artur Virgílio Neto juntamente com a equipe da Manaus Previdência. A premiação foi realizada durante a 17ª edição do Congresso Nacional de Previdência, que reuniu 1.300 pessoas na cidade de Curitiba-PR.

Para Arthur Virgílio, a atual política de trabalho consolidando boas práticas de gestão tem levado a Prefeitura de Manaus a servir de modelo institucional em muitos aspectos, nacionalmente. “Fortalecer institucionalmente Manaus significa a busca da independência financeira de que o município goza hoje. Por isso somos a primeira cidade em gestão previdenciária entre as capitais e a quarta cidade colocada entre os 5.570 municípios brasileiros”, declarou.

O prefeito também lembrou que Manaus é destaque no quesito transparência, segundo o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM). Além disso, a cidade também foi a capital brasileira que mais cumpriu a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) em 2016, segundo a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), e é 1º lugar no Ranking de Notas Explicativas Aderentes as Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (NBCASP).

“Quando apresentamos esses fatos eles parecem frios e que não tocam a vida das pessoas. Mas é daí que surge nosso equilíbrio financeiro e a nossa capacidade de caminharmos sós, sempre que necessário, e que transforma Manaus em uma realidade de gestão firme que se preocupa com o povo”, reforçou o prefeito.

O diretor presidente da Manaus Previdência, Silvino Vieira, explicou que entre os principais pontos que levaram ao reconhecimento estão a transparência sobre relatório de gestão, política de investimento, publicação das atas dos conselhos, extrato previdenciário, código de ética, política de segurança da informação e Certificado de Regularidade Previdenciária válido.

“A previdência de Manaus foi constituída sobre a forma de serviço social autônomo e o prefeito corajosamente fez com que houvesse uma mudança na legislação e se transformasse a Manaus Previdência em autarquia. Além disso, fez concurso público formando um quadro de servidores especializados no assunto”, disse Silvino, enfatizando que a qualidade na gestão é o caminho para melhorar a Previdência.

“Boas Práticas de Gestão Previdenciária”

O prêmio recebido é o reconhecimento da boa governança da instituição, incluindo o seu equilíbrio financeiro e atuarial, com qual obteve o quarto lugar entre as dez instituições previdenciárias de grande porte do País que tiveram sua boa gestão reconhecida.

De uma pontuação máxima de 68 pontos, a Manaus Previdência obteve 58 pontos, conquistando reconhecimento em áreas como possuir site próprio, ter transparência sobre relatório de gestão, política de investimento, publicação das atas dos conselhos, extrato previdenciário, código de ética, política de segurança da informação e Certificado de Regularidade Previdenciária válido.

A Aneprem é uma entidade sem fins lucrativos que tem como objetivo ampliar, promover a interação, fortalecer e desenvolver a capacidade administrativa e técnica dos Regimes Próprios de Previdência.

Roberto Brasil