Manaus recebe Encontro Regional do Fórum de Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras

By -

Fotos: Arlesson Sicsu/Semmas

Secretários de Meio Ambiente das capitais da Região Norte vêm a Manaus no início do mês de março para participar da 17º Encontro Regional do Fórum de Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras (CB27), promovido pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas).

O evento, cujo tema é “Arborização Urbana – Estratégia Regional”, terá três dias de duração, começando na quinta-feira, 1º de março, com a presença de secretários ambientais das capitais Rio Branco (AC), Boa Vista (RR), Macapá (AP), Belém (PA), Porto Velho (RO) e Palmas (TO), além de representantes da Fundação Konrad Adenauer, organização não-governamental alemã, responsável pela articulação e criação do Fórum.

Segundo o secretário da Semmas, Antonio Nelson de Oliveira Júnior, Manaus se consolida junto ao Fórum CB27 como referência regional em iniciativas voltadas para a melhoria da qualidade ambiental da população. Para ele, o encontro visa mostrar o que está sendo feito em consonância com os propósitos de Fórum.

“Será uma oportunidade para o intercâmbio de ideias e a possibilidade de aperfeiçoamento do que está sendo desenvolvido aqui. Manaus se consolida como a capital da Amazônia e tem no prefeito Arthur Virgílio Neto um defensor ferrenho da Região Norte, que presta importantes serviços ambientais ao planeta”, afirma o secretário Antonio Nelson, que durante o evento fará uma explanação sobre as ações desenvolvidas pela Prefeitura de Manaus ao longo de 2017 e as metas estabelecidas para este ano, no que se refere ao meio ambiente e à sustentabilidade.

Estarão presentes nos debates regionais do Fórum CB27 os secretários de Meio Ambiente Yaylley Jesini Robson Damasceno (Porto Velho), Paola Fernanda Daniel (Rio Branco), Daniel Pedro Rios Peixoto (Boa Vista), Márcio Pimentel Sousa (Macapá), Carlos Fabrício Crescente Dias (Belém) e Hebert Veras Nunes (Palmas). Esse é o terceiro encontro da Regional Norte do Fórum CB27.

Programação

A finalidade do 17º Encontro Regional do Fórum de Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras é promover o intercâmbio de experiências na área, com apresentação de trabalhos desenvolvidos tanto pela Prefeitura de Manaus quanto as demais capitais representadas, além de ouvir a opinião de especialistas. Na programação, haverá palestras sobre as intervenções urbanas feitas em Manaus, por meio dos projetos “Arboriza Manaus” e “Ornamenta Manaus”, que integram o “Programa Manaus Verde e Viva”, bem como os desafios que se colocam diante das dificuldades enfrentadas.

Outros assuntos abordados serão a gestão de áreas protegidas, com o projeto “Corredor Ecológico Urbano do Sauim-de-Coleira”, iniciativa pioneira da Prefeitura de Manaus de criar o Corredor Ecológico Urbano do Sauim de Coleira, o primeiro do país, criado no contexto urbano do Brasil com a finalidade de garantir a conservação de uma espécie ameaçada de extinção. A proposta da “Flora Amazônica no Contexto Urbano” tratará sobre os desafios da introdução de espécies da flora nativa da Amazônia na área urbana.

Atuarão como palestrantes a subsecretária municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Aldenira Queiroz; o diretor de Áreas Protegidas da Semmas, Márcio Bentes; e o professor e pesquisador Cid Ferreira, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).

A programação contará, ainda, com uma visita técnica ao Aterro Controlado de Manaus para apresentação do projeto de captação e tratamento do Sistema de Queima de Gás do Aterro Sanitário Municipal, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp). Na sequência, os secretários percorrerão corredores viários e logradouros públicos onde estão sendo realizadas as intervenções em arborização e paisagismo.

CB27

O Fórum de Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras (CB27) foi criado durante o processo de preparação das cidades para a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), em maio de 2012, com o objetivo de promover a articulação política e a cooperação entre as capitais, em especial buscando soluções para os problemas ambientais comuns das cidades brasileiras, com foco no tema do enfrentamento às mudanças climáticas.

Roberto Brasil