Manaus participa hoje do Dia de Liberdade de Impostos com descontos de até 80%

By -

Nesta quinta-feira (1º), o comércio varejista terá descontos em estabelecimentos de 12 estados do país e no Distrito Federal durante a 9ª edição do Dia da Liberdade de Impostos (DLI). Em Manaus, os descontos serão de até 80%, de acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem (CDL Jovem). O objetivo da ação é conscientizar sobre a alta carga de impostos no Brasil e apoiar a simplificação tributária.

Os lojistas adeptos à campanha, irão reduzir os impostos do valor dos produtos, vendendo-os pelo preço real. Na capital do Amazonas, o evento será realizado no Amazonas Shopping, das 10h às 22h.

Para marcar a data, mil lojas e 10 shoppings em todo território nacional vão oferecer produtos com até 80% de desconto.

Os preços, bem abaixo dos praticados normalmente, equivalem ao valor dos impostos embutidos nos produtos.

“A ideia do DLI é advertir para a altíssima carga tributária paga pelo consumidor e o baixo retorno na forma de serviços prestados pelo estado”, explica o coordenador da CDL Jovem Nacional, Pablo Guterres, por meio da assessoria.

O coordenador da CDL Jovem Manaus, Erick Bandeira, explica que a quantidade de impostos pagos equivale ao trabalho dos brasileiros, contando do dia 1º de janeiro a 1º de junho, “são 151 dias do ano trabalhados apenas para pagar impostos”.

Ele afirma que metade do valor de alguns produtos, algumas vezes até mais do que isso, é referente somente aos impostos cobrados. Um videogame, por exemplo, tem 72% de imposto embutido no seu preço. A cerveja tem 55%, sapatos 58%, celular 33% e picolé 38,6%.

O Brasil figura na lista dos países que possuem uma das maiores cargas tributárias do mundo. Para se ter uma ideia, até o dia 31 de maio já havia sido arrecadado R$1 trilhão em impostos no Brasil.

Participarão do DLI, no dia 1º de junho, os estados do Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

(Do G1AM)

Roberto Brasil