Manaus entra no clima das Olimpíadas Rio 2016

By -
Assinamos aqui hoje o documento que simboliza nosso compromisso para realização dos jogos em Manaus, declarou José Melo

Assinamos aqui hoje o documento que simboliza nosso compromisso para realização dos jogos em Manaus, declarou José Melo

Em evento no final da tarde desta quinta-feira, 6 de agosto, no Teatro Amazonas, o governador do Amazonas, José Melo, declarou aberto o Ano Olímpico, marcando a contagem regressiva para realização das Olimpíadas Rio 2016, que acontecerá daqui a exatos 364 dias e terá Manaus como Cidade-Sede. A solenidade marcou a formalização da capital do Amazonas como sede do Torneio de Futebol Olímpico 2016.

“Assinamos aqui hoje o documento que simboliza nosso compromisso para realização dos jogos em Manaus. Fazemos isso com muita tranquilidade porque sabemos que tudo que poderia ser feito, de maior custo, como a Arena da Amazônia e a estrutura segurança, já está pronto. Agora são ajustes finos”, declarou o governador após assinar o “Host City Contract” (Contrato de Cidade-Sede).

manaus-rio2016_1O documento também foi assinado pelo prefeito de Manaus, Artur Virgílio Neto. “Nós fomos a última cidade a ser escolhida como Cidade-Sede e hoje somos a primeira a assumir esse compromisso. Vamos fazer o melhor, tenho certeza, porque temos nossa capacidade de organização conjunta. A Copa do Mundo foi nosso avant première, agora teremos o selo olímpico, que ninguém tira mais”, frisou o prefeito.

A assinatura do documento possibilita que os parceiros do megaevento esportivo, o Governo do Amazonas e a Prefeitura de Manaus, possam usufruir do benefício de se associarem às marcas oficiais dos Jogos Olímpicos, inclusive na promoção turística do destino para atrair visitantes durante a competição. O documento explicita as obrigações e direitos de ambas as partes na organização dos jogos nas Cidades do Futebol. O detalhamento destas obrigações consta no Caderno de Encargos e na Matriz de Responsabilidades, que são documentos complementares ao contrato.

manaus-rio2016_2O  diretor geral de Operações do Rio 2016, general Marco Aurélio Vieira, presente no evento, também destacou a capacidade de organização do Governo do Amazonas e da Prefeitura de Manaus. “Manaus candidatou-se de última hora, mas hoje mostra que é um modelo de gestão dos Jogos Olímpicos, ao ser a primeira a assinar o contrato de Cidade-Sede”, ressaltou Marco Aurélio.

A vice-presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Nawal El Moutawakel, afirmou, na solenidade, que a exemplo do governo brasileiro e dos governos do Rio de Janeiro, Manaus também demonstrou que está comprometida em fazer dos Jogos Olímpicos Rio 2016, o primeiro da América do Sul, um dos melhores da história.

Roberto Brasil