Manauara vive sensação térmica de 42ºC

By -

Ponta Negra foi opção para milhares de pessoas que buscavam se refrescar no calor (Foto: Winnetou Almeida)

Visitar flutuantes, praias, ou até mesmo tomar um banho de mangueira no quintal de casa: com a sensação térmica de até 42º graus na capital, conforme dados do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec/Inpe), os manauaras estão “se virando” para fugir do calor intenso.

Um dos pontos favoritos da população ainda é o Complexo Turístico da Ponta Negra, na zona Oeste da cidade. Segundo a Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom), mais de 10 mil pessoas visitaram a praia, neste fim de semana. Entre elas, a família do vendedor Júnior Álvares, 44, que mora no Zumbi, na Zona Leste.

“Na minha casa moram sete pessoas. Agora imagina só: nós sete e apenas um quarto com ar-condicionado? Pois é, pensamos e decidimos vir para Ponta Negra não só tomar um banho no rio, mas também pegar um bronze”, disse o vendedor, enquanto aplicava um produto para bronzeamento.

Filha de Júnior, a estudante Maísa Álvares, 18, contou que, além da sensação de calor, o tempo na capital também está seco. Esse foi outro motivo para a família decidir pela tarde de lazer. “Nós precisamos tomar muita água nessa época, por isso trouxemos a nossa de casa para economizar. Aqui na Ponta Negra as coisas são muito caras”, explicou.

Quem também aproveitou a folga do fim de semana para visitar a praia  foi a enfermeira Lourdes Granero, 39. Para ela, fugir do calor é impossível, mas existem algumas alternativas para se refrescar. “Tomar um banho de rio com uma ‘cervejinha’ do lado é uma ótima pedida para o fim de semana. Quem não toma bebida alcoólica pode saborear uma água de coco ou um açaí bem gelado. Tudo é válido na hora de se refrescar desse calor”.

Durante o fim de semana, os flutuantes também foram uma opção para os manauaras. Em um deles, no bairro Tarumã, o movimento foi intenso, principalmente nos horários quando a temperatura está mais elevada.

O advogado Rodrigo Silva, 41, contou que gosta de fazer programas sem planejamento. Neste caso, ele saiu do escritório e decidiu ir sozinho ao estabelecimento. “Eu saí do trabalho e senti que o calor estava muito intenso. Então eu decidi largar o que eu tinha para fazer durante a tarde, peguei o carro e vim pra cá. Esse é um ótimo exemplo de como tentar fugir do calor e até curtir o nosso verão amazônico”.

Com o flutuante lotado de banhistas quem trabalhou em dobro foram os garçons. Paulo Santos, 27, é contratado recente do local. Ele disse que a casa aluga boias para os clientes. Todas foram reservadas.

“Se você perceber, nenhum cliente fica muito tempo sentado nas mesas, eles vão direto para a água. Mas também, com um calor desses, até eu se pudesse mergulhava também”, brincou.

Queda de temperatura

De acordo com informações do Cptec/Inpe, a média na temperatura na capital nos últimos dias foi de 35ºC, clima considerado normal para a época. A probabilidade de chuva é de apenas 5% até amanhã. Já na quarta-feira, segundo o Cptec/Inpe, os termômetros começam a cair, devido uma frente fria que vem do sul.

Portal A Crítica

Roberto Brasil