Manaquiri é o local ideal para construção da ponte sobre o Solimões, diz Francisco Souza

By -
Dep. Francisco Souza

Dep. Francisco Souza

Do plenário Ruy Araújo, da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), nesta terça-feira (14), o deputado Francisco Souza (PTN) fez um balanço da Audiência Pública realizada no último fim de semana, em Manaquiri (a 60 km de Manaus), para discutir a importância da construção da ponte sobre o rio Solimões e a restauração da BR-319. O parlamentar disse que houve uma participação efetiva no evento, por parte de vereadores, secretários municipais e lideranças comunitárias.

Conforme Francisco Souza, que preside a Comissão de Turismo e Empreendedorismo da Aleam, a ponte permitirá que o Amazonas tenha ligação, por meio de rodovias, com todo o Brasil, além de facilitar o escoamento de mercadorias da Zona Franca de Manaus (ZFM) para os países do Mercosul.

Na opinião do deputado, será a ponte da integração nacional, haja vista que permitirá cruzar fronteiras e facilitar a entrada e saída de mercadorias e turistas, gerando desenvolvimento para Manaus e interior do Amazonas. “A ponte tem viabilidade social, política e econômica, porque vai ligar o Norte ao Sul do país, além do Oceano Pacífico ao Atlântico”, afirmou.

Souza disse ainda que estudos técnicos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), no Amazonas, e da Secretaria da Região Metropolitana de Manaus, apontam que Manaquiri é o município da região do Solimões mais estreito, o que mostra a possibilidade da ponte ser construída nas imediações daquele município. “A ponte terá 3,4 mil metros, 200 metros a menos que a ponte Rio Negro”, informou.

Segundo o deputado, já foram coletadas 60 mil assinaturas de adesão ao projeto, o alvo é adquirir 100 mil assinaturas.

Roberto Brasil