Manacapuru recebe ação social

By -

amigos solidarios manacapuru 1Nesta quinta feira (30), os Amigos Solidários realizaram uma ação social no Grêmio Recreativo dos Cabos, Soldados, Policiais e Bombeiros Militares de Manacapuru, no bairro São José, em parceria com a equipe de ‘Saúde em Ação’ da Universidade Estadual do Amazonas (UEA). A população reclamou da falta de atenção em saúde, problemas no transporte e limpeza pública.

Serviços de saúde foram oferecidos como higiene bucal e dentista, controle de pressão, peso e glicemia, massoterapia e de embelezamento como corte de cabelo, limpeza de pele, maquiagem e outros. Participaram as empresas Nawt’s Life e Mary Kay. A  coordenadora dos Amigos Solidários, Rosa Nobre agradeceu a parceria da equipe ‘Saúde em Ação’ da UEA e da Policia Militar de Manacapuru.

amigos solidarios manacapuru 3A acadêmica de medicina da UEA, Paula Rocha, fez o controle de glicemia e alertou para evitar alimentos que se transformam em açúcar como o macarrão, batata e outros e preferir batata doce, cará e comidas integrais.

Jackson Rosas, morador há 24 anos disse que um dos maiores problemas em Manacapuru é o acesso à saúde, faltando médicos, ambulâncias e melhorias na segurança, além de manutenção nas ruas cheias de buraco.

amigos solidarios manacapuru 2Ana Lucia Santos de Araújo, moradora há mais de vinte anos em Manacapuru, informou que o principal problema é atenção em saúde, especialmente para as mulheres que precisam médicos em todas as áreas, bem como o transporte, pois não existe sinalização para carros nem pedestres. Além disso, há a falta responsabilidade dos moradores na coleta correta do lixo para manter limpa a nossa idade. Ela também reclamou das autoridades mais apoio na festa da Ciranda que dura pouco, bem como mais atenção com os visitantes e turistas que participam e vem se divertir.

amigos solidarios manacapuru 10Promoção da saúde no interior

O responsável da equipe Saúde em Ação da UEA, acadêmico de medicina Euclides Vicente da Silva explicou que nasceu com o objetivo da promoção e prevenção em saúde em populações carentes do Amazonas e disse “É melhor prevenir que curar, a nossa equipe é multidisciplinar para o trabalho social e voluntário”. Informou ainda que o trabalho realizado no município de Iranduba mostrou que a pessoas não controlam a sua pressão arterial e 90% esta acima do peso e foi orientada para realizar exercício físico e alimentação adequada e no caso de Codajás foram registrados casos de parasitologia (verme e parasitoses) e as pessoas da terceira idade solicitaram a criação de um Centro de Convivência e Academia ao Ar Livre.

amigos solidarios manacapuru 7‘Saúde em Ação’ tem apoio para alimentação e transporte da UEA como projeto de extensão e realiza parcerias com os municípios para realizar um melhor trabalho e também com a Fundação de Medicina Tropical (FMT) e a Secretaria Municipal de Saúde de Manaus e os Amigos Solidários.

 

amigos solidarios manacapuru 6Trabalho social da Policia Militar

O diretor do Grêmio Recreativo dos Cabos, Soldados, Policiais e Bombeiros Militares de Manacapuru, Alessandro Gonçalves de Noronh,a disse que o objetivo do clube é o lazer dos dependentes (200) brindando apoio jurídico e social. O clube conta com pista de caminhada, piscinas, salas de jogos, lanche e outros. “Hoje estamos em parceria com a UEA e os Amigos Solidários para atender a demanda da população especialmente em saúde, pois este serviço é precário aqui no município, como em todo o Brasil. uma ação social como esta nós temos que apoiar em beneficio de todos”, frisou.

amigos solidarios manacapuru 11O Comandante do 9º Batalhão do Comando da Policia Militar de Manacapuru, Luís Gioia, afirmou que o índice de criminalidade tem reduzido desde 2015, uma vez que o policiamento está sendo ostensivo e as demandas estão sendo atendidas conforme o desenvolvimento do município. Os crimes mais cometidos são furto de celular e assalto. Por sua vez, o trabalho social da Polícia é através de projetos como ‘Formando Cidadão’, entre outros, para atender a comunidade. (MG)

Roberto Brasil