“Mamaço” público chama a atenção para a importância do aleitamento materno

By -

mamaço-publico 02O Largo São Sebastião, no Centro, foi o cenário onde estiveram reunidas dezenas de mulheres que em um ato de “mamaço” público destacou a importância da amamentação na saúde de um bebê. A programação, ocorrida na tarde do último sábado, 6, faz parte da Semana Mundial do Aleitamento Materno, que mobiliza diversos órgãos da Prefeitura de Manaus.

No Largo as mães se reuniram para amamentar coletivamente e participaram de uma aula de dança materna – atividade que une a mãe e o bebê incentivando o contato corporal. Também foi promovida roda de conversa sobre os 17 objetivos voltados à sustentabilidade da amamentação. “Tudo isso para incentivar e sensibilizar a sociedade sobre os benefícios que a mãe e a criança podem por meio do ato de amamentar”, disse a coordenadora da campanha em Manaus, Kátia Medeiros.

mamaço-publico 01“Estou muito emocionada. Depois que o meu bebê nasceu, não tenho como explicar a satisfação em dar a ele o meu leite. Além dos nutrientes que são recebidos no aleitamento materno, existe o vinculo, aconchego e amor. Muitas vezes é difícil no começo, mas temos que persistir e ao final tudo isso vai valer a pena”, disse a enfermeira Carolina Furlan, que participou da ação. “Todo o ambiente aqui está repleto de amor, com os bebês em sintonia”, acrescentou.

A ação contou com a presença de representantes dos órgãos envolvidos no incentivo à amamentação: secretarias municipais da Saúde (Semsa); da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh); Educação (Semed); Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult); Secretaria de Estado de Justiça (Sejusc) e Unicef, além de organizações civis.

mamaço-publico-colagem 02“É importante que todos juntos estimulem a amamentação. Este ato salva vidas, trazendo mais saúde para o bebê. Este trabalho, também faz parte do projeto Primeira Infância Manauara, pelo qual estamos atentos, unidos com o Ministério da Saúde e Unicef, trabalhando pelos direitos das crianças e adolescentes, especificamente pelo direito de terem saúde, pois amamentar é dar saúde”, disse a secretária da Semmasdh, Goreth Garcia Ribeiro.

A Semana Mundial de Aleitamento Materno tem como tema deste ano  “Aleitamento Materno: presente saudável, futuro sustentável”, e foi escolhido pela World Alliance for Breastfeeding Action (WABA) – rede mundial de organizações e indivíduos que acreditam que a amamentação é um direito de todas as mulheres e crianças, e que se dedicam a proteger, promover e apoiar.

mamaço-publico 03Outras ações de incentivo ao aleitamento materno acontecerão ao longo de todo o mês, dentro do “Agosto Dourado”. A cor para o mês foi escolhida para destacar a importância de se ter um padrão ouro de qualidade na amamentação.

Roberto Brasil