Mais municípios do Amazonas decretam estado de Emergência

By -
"O governador prometeu ajuda humanitária a esses municípios", declarou Tabira Ferreira

“O governador prometeu ajuda humanitária a esses municípios”, declarou Tabira Ferreira

Da Redação – A rotina do Secretário Geral da Associação Amazonense de Municípios e prefeito do Município de Juruá, Tabira Ferreira, é chegar cedo na sede da Associação no bairro do Parque 10, zona Centro-Sul de Manaus, é manter encontros e reuniões e atender telefonemas do interior do estado. O centro dos problemas é a enchente desta ano que chegou mais cedo e surpreendeu muita gente.

A AAM está atendendo a todos os pedidos e reinvindicações que chegam até o conhecimento dos dirigentes. Tabira Ferreira já manteve os primeiros contatos com o governador José Melo para tratar a questão da cheia. O estado ainda não informou quanto cada município receberá de ajuda financeira. Já declaram estado de Emergência os seguintes municípios: Itamarati, Eirunepé, Ipixuna, Envira, Guajará, Tabatinga, Boca do Acre, Humaitá e Benjamin Constant.

Segundo Tabira, o governador esta acionando a bancada dos parlamentares do Amazonas no Congresso Nacional para que possam intervir junto ao Ministério da Integração Nacional na liberação o mais rápido possível dos recursos que serão aplicados diretamente no atendimento aos municípios que estão sofrendo com a cheia.

A Associação Amazonense dos Municípios mantém contato direto com todos os municípios dentro das suas atribuições, ajudando no que for preciso. É importante ressaltar que foi a entidade que primeiramente solicitou a criação e a utilização do Fundo Permanente da Defesa Civil, disponibilizando assim recursos imediatos aos municípios em Estado de Emergência.

O secretario geral enfatiza a atenção dada pelo governador para atender aos municípios atingidos pela cheia deste ano. “O governador José Melo por ser um homem do interior sabe muito bem o sufoco que a população ribeirinha esta passando. Eu quero aproveitar a oportunidade para agradecer o total apoio disponibilizado por ele que não esta medidndo esforços para atender os pleitos dos prefeitos. O governador prometeu ajuda humanitária a esses municípios com a entrega de cestas básicas, medicamentos e produtos de higiene e água potável já a partir deste fim de semana. Além diss0, enviou técnicos da Defesa Civil do Estado aos municípios atingidos para que os prefeitos possam homologar o Estado de Emergência e começar a receber os repasses financeiros”, afirmou Tabira.

As zonas rurais de todos os munícipios atingidos já estão completamente alagadas. “Algumas cidades precisam criar Marombas para a suspensão de criações, outras precisam de madeiras para suspender as casas. Além disso, todos precisam de remédios e itens de primeira necessidade” destacou.

Tabira Ferreira enalteceu ainda a atuação da Defesa Civil no estado, segundo ele a atução da entidade merece todo destaque devido a atuação marcante nessa subida das águas e que a Associação atua em parceria com a entidade no atendimento aos municípios. (Texto e Foto: Kennedy Lyra)

Roberto Brasil