Mais de três mil servidores reforçam segurança em eventos simultâneos no AM

By -

O Sistema de Segurança Pública do Amazonas realiza, de forma inédita e simultânea, neste feriado e fim de semana, três grandes Operações de Segurança no Estado. As Operações acontecem em Itacoatiara, Presidente Figueiredo e Manaus e mobilizam cerca de três mil servidores de pelo menos 30 órgãos. Cerca de 100 mil pessoas participam dos eventos até este domingo (10).

As ações são coordenadas pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), por meio da Secretaria Executiva-Adjunta de Planejamento e Gestão Integrada (Seagi) e conta com a integração do efetivo de forças federais, estaduais e municipais.

Todas as ações são monitoradas pelo Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) da SSP-AM, que acompanha as três operações integradas em tempo real por meio de 536 câmeras instaladas em locais estratégicos nos municípios e nas entradas e saídas das cidades onde acontecem os eventos.

De acordo com o secretário executivo-adjunto da Seagi, coronel Dan Câmara, as operações integradas e simultâneas proporcionam efetividade nos serviços que são entregues ao cidadão. “O modelo de integração adotado pelo Sistema é um fator importante para otimização de recursos em tempos de crise, porque potencializa os resultados e mantem a eficiência dos serviços. Isso pode ser visto de forma mais eficaz durante as três operações integradas que estamos realizando. É algo inovador e inédito”, disse.

Em Manaus, pela primeira vez a Operação Semana da Pátria e do Amazonas foi coordenada a partir do CICC, tendo como principal foco o ordenamento dos locais próximos aos eventos cívicos e militares. Locais como Ponta Negra e adjacências do Sambódromo sofreram intervenções, desvios e barreiras nos dias de desfiles.

Em Itacoatiara (a 175 km de Manaus), aconteceu o 32º Festival da Canção (Fecani), entre os dias 6 e 9 de Setembro. No município, a SSP-AM disponibilizou o CICC Móvel, uma carreta com tecnologia de monitoramento por meio de câmeras, que facilita a pronta-reposta às ocorrências e inibe a ação de criminosos. Além disso, o efetivo policial da cidade foi reforçado nos quatro dias de eventos.

No município de Presidente Figueiredo (a 118 km de Manaus), a Operação de Segurança para o evento “Festa dos Evangélicos”, que acontece entre os dias 7 e 9 de Setembro, foi monitorada a partir do CICC Municipal, que conta com um aparato tecnológico similar ao CICC Regional em Manaus, de onde foi possível acompanhar toda movimentação e mobilizar de forma mais rápida apoio para possíveis ocorrências. Efetivos dos órgãos de Segurança da capital foram enviados ao município para reforçar o policiamento e as ações de segurança.

O governador David Almeida esteve nos municípios, onde pode acompanhar pessoalmente o andamento das ações de segurança. “É um trabalho integrado e coordenado, que garante a tranquilidade dos eventos. O sistema de segurança está fazendo um grande trabalho para garantir a paz e a tranquilidade de quem saiu de casa no feriado para se divertir, descansar ou aproveitar o momento para oração e reflexão. Esperamos que a volta para casa seja tranquila”, disse o governador.

O foco das Operações nos dois municípios é prevenir acidentes das rodovias AM 010 e BR 174. Por isso, durante os eventos, barreiras fixas estarão montadas nas entradas e saídas dos municípios para vistoria de pessoas e veículos, além de vistoria em coletivos e passageiros do transporte urbano.

A Operação conta com a participação de servidores das Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), SSP-AM,  Manautrans, Exército, Marinha, Aeronáutica, Guarda Civil Metropolitana e demais órgãos de saúde e fiscalização.

*Com informações da Secom

Roberto Brasil