Mais de 200 quilos de cocaína são apreedidos em Manacapuru

By -

apreensao-cocaina-manacapuru-1A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) apreendeu nesta sexta-feira, dia 27 de novembro, 282 quilos de cocaína no município de Manacapuru. A droga estava escondida num fundo falso de uma lancha e, segundo as investigações, tinha como destino Fortaleza (CE). Na ocasião, quatro homens foram presos por participação no crime.

apreensao-cocaina-manacapuru-2Segundo o secretário executivo adjunto de operações da SSP-AM, Orlando Amaral, as investigações para chegar até o grupo duraram cerca de 15 dias e iniciou após denúncia. A ação contou com o apoio do Departamento de Investigação sobre Narcóticos (Denarc) da Polícia Civil.

apreensao-cocaina-manacapuru-3“Chegou até a Seaop (Secretaria Executiva Adjunta de Operações) as informações que estes quatro homens estavam em posse de um grande carregamento de drogas. O material estava guardado aqui em Manaus e foi levado para Manacapuru, de onde seguiria para outra rota”, disse.

Ronaldo de Souza Saboia, 34, e o irmão dele Rangel de Souza Saboia, 39, foram presos em flagrante dentro da lancha onde estava escondida a droga, no porto da Serraria Estamar em Manacapuru.  Foram eles que levaram a polícia até Jair Matias Bezerra, 46, que foi preso em via pública, e Francisco da Silva Samiro, 43, que foi preso na casa dos irmãos Saboia, também no município.

apreensao-cocaina-manacapuru-4De acordo com o coordenador-geral de operações integradas da SSP-AM, Herbert Lopes, a droga teria vindo do município de Tabatinga e teria como destino final Fortaleza (CE). “Chegando em Manacapuru, a intenção era transportar o entorpecente até Santarém, posteriormente a Belém. O destino final seria Fortaleza”, explicou.

Os quatro homens vão ser encaminhados à Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa, onde vão aguardar julgamento pelos crimes de tráfico e associação ao tráfico de drogas.

apreensao-cocaina-manacapuru-5Número recorde – A integração dos órgãos de segurança no combate ao tráfico de drogas no Amazonas tem sido o diferencial no Estado que já registrou a apreensão de quase 10  toneladas desde janeiro, quantidade superior à somatória dos últimos nove anos.

“Alguns desafios nos foram apresentados pelo Governo do Amazonas, e o principal deles foi o combate ao crime organizado, especificamente voltado ao combate ao narcotráfico. Vale lembrar que nós temos hoje quase 9 toneladas e 800 quilos de drogas apreendidos, e o ano ainda não terminou. Esse número é maior do que os últimos oito anos de apreensão”, ressalta o secretário de segurança pública, Sérgio Fontes.

Roberto Brasil