Mais de 20 bandas e blocos de rua agitam o fim de semana

By -

carnaval-blocosMais de 20 eventos carnavalescos ocorrerão este fim de semana na cidade apoiados pela Prefeitura de Manaus. A folia começa nesta sexta-feira, 6, com quatro bandas, passa, entre outras, pelas tradicionais bandas da Bica e Difusora no sábado, 7, e encerra com mais sete eventos no domingo, 8.

O apoio da prefeitura é concedido por meio da Portaria nº 126/2014, que oferece itens como palco, som, iluminação, telão e banheiros químicos. Este ano, 116 bandas e blocos da cidade foram contemplados com o apoio. Segundo o diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Bernardo Monteiro de Paula, o apoio da prefeitura visa manter viva a tradição dos festejos momescos. “Buscamos preservar a tradição do Carnaval de rua em Manaus e, ao mesmo tempo, assegurar à população uma diversão com qualidade e responsabilidade”, explicou.

Um dos destaques do sábado, 7, é a tradicional Banda Independente da Confraria do Armando, a famosa Banda da Bica, a partir das 15h, em frente ao Bar do Armando, no Largo São Sebastião, no Centro. Este ano, a marchinha da banda tem como tema “Na Bica não tem conflito, votamos em careca e gostamos de periquito!”, em referência aos resultados das Eleições 2014 e ao episódio dos periquitos, na Avenida Ephigênio Sales. Ainda no sábado, também no Centro, acontece a Banda da Difusora, na Avenida Eduardo Ribeiro.

Já no domingo, 8, a 28ª edição da Banda do Boulevard coloca a mobilidade urbana em pauta, com a marchinha “Boulerbike: Eu quero é ir de ciclovia!”. A folia começa por volta das 16h, na Avenida Senador Álvaro Maia.

Responsabilidade

Além da Manauscult, todos os eventos devem contar com a autorização de órgãos como a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), Departamento de Vigilância Sanitária (Visa Manaus), Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Secretaria Municipal de Feiras, Mercados, Produção e Abastecimento (Sempab) e Conselho Tutelar, além do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar.

Uma das prerrogativas para garantir o apoio da prefeitura é que as bandas e blocos se responsabilizem pela limpeza dos espaços públicos após a realização dos festejos.

Roberto Brasil