Mais de 1,2 mil localidades do país terão transmissão dos votos via satélite

By -

apuracao-tre-via-satelite1Ao menos 1.269 localidades em 380 municípios do país terão a transmissão dos votos via satélite nas eleições deste ano. Os locais, escolhidos devido à dificuldade no acesso, terão uma apuração mais rápida, inclusive, que a dos grandes centros urbanos.

Utilizada desde a eleição municipal de 2008, a transmissão é feita em aldeias indígenas, seringais, comunidades ribeirinhas, quilombos, assentamentos rurais e vilarejos isolados. O Amazonas é, entre os 16 estados que contarão com a tecnologia, o que abriga o maior número de localidades atendidas: 380. Pará, com 337, Mato Grosso, com 90, Piauí, com 86, e Maranhão, com 80, completam a lista dos cinco mais.

Se o Seringal Metaripuá, em Lábrea (AM), não contasse com a transmissão via satélite, os votos dos eleitores locais só iam ser conhecidos depois de a urna viajar seis dias de barco pelo Rio Purus. Com a tecnologia, os votos computados são enviados diretamente ao TRE, entram em uma rede restrita, não conectada à internet, e são totalizados. A Justiça Eleitoral faz apenas um check list antes de divulgar os números. (Fonte: G1)

Roberto Brasil