Maior moeda de ouro do mundo é roubada de museu em Berlim

By -

Moeda de um milhão de dólares canadense (Reuters)

A maior moeda de ouro do mundo foi roubada na madrugada desta segunda-feira de um museu em Berlim. A polícia confirmou o desaparecimento da peça, que pesa 100 quilos e tem 53 centímetros de diâmetro e três de espessura. Os especialistas estimam que o seu peso em ouro puro tem um valor de € 3,74 milhões (aproximadamente R$ 12,7 milhões), de acordo com a agência alemã DPA.

Trata-se de uma moeda de um milhão de dólares canadense, representada em um dos lados com um retrato da rainha Elizabeth II, e do outro com a folha símbolo do Canadá.

O porta-voz da polícia Stefen Petersen disse que ladrões aparentemente entraram por uma janela por volta das 3h30 de segunda-feira, entraram em um armário onde a moeda “Big Maple Leaf” estava mantida e escaparam com ela antes que a polícia chegasse.

Petersen não comentou se as autoridades tinham vídeo de vigilância do crime, mas disse que a polícia supõe que mais de uma pessoa estava envolvida no roubo por causa do peso da moeda.

A moeda, que está no livro Guinness pela pureza do ouro, foi produzida em quantidades limitadas pela Real Casa da Moeda do Canadá em 2007. Estava no Museu Bode, na Ilha dos Museus de Berlim, desde dezembro de 2010.

AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Roberto Brasil