Mãe é indiciada após abandonar filhos menores em casa, no Santa Etelvina

By -

Crianças passaram quatro dias sozinhas em um apartamento situado no conjunto Manauara, bairro Santa Etelvina (Foto: Gilson Melo/ Freelancer)

A Delegacia de Proteção a Criança e ao Adolescente (Depca) recebeu queixa do Conselho Tutelar da Zona Norte, após uma mãe abandonar os quatro filhos menores há quatro dias. Ela deverá responder por abandono de incapaz.

Na noite da última quarta-feira (24), as quatro crianças foram resgatas pelo Conselho Tutelar. Os menores passaram vários dias sozinhos em um apartamento situado no conjunto Manauara, bairro Santa Etelvina, também na zona Norte de Manaus.

A denúncia ao Conselho Tutelar foi feita pelos vizinhos das crianças que informaram que a mãe de aproximadamente 35 anos não voltava para casa desde o sábado e as crianças estariam sozinhas e sem cuidados.

A criança mais velha de apenas 11 anos estava “responsável” pelos três irmãos menores, entre eles um bebê de 1 anos e meio de idade.

Segundo uma moradora do condomínio que preferiu não se identificar, a mãe é usuária de drogas e estaria acostumada a sair de casa e deixar os filhos sem comida e cuidados.

A conselheira tutelar Fabíola Reis, que foi ao local juntamente com a Polícia para atender a ocorrência, relatou que ao chegar ao local as crianças estavam assustadas.

“Eles não estavam com fome porque os vizinhos ficam com pena e alimentam. Os quatro estavam sujos, sozinhos e com medo. Eles disseram que a última vez que tinham visto a mãe foi na segunda-feira, mas os vizinhos não a viam desde sábado. A mais velha tem apenas 11 anos e cuida dos demais e do bebê, já pensou?”, disse.

De acordo com a conselheira, as crianças confirmaram que a mãe costuma sair e diz a eles que vai atrás de dinheiro. A menina mais velha contou ainda que o pai está preso e era ele quem tomava conta dos filhos quando a mãe saia.

A menor disse ainda que anteriormente havia passado por um abrigo juntamente com os irmãos. Informação que foi confirmado no abrigo para onde eles foram levados no bairro Compensa, na zona Oeste.

Abandono

O caso será registrado a Delegacia de Proteção a Criança e ao Adolescente (Depca) onde a mãe deverá responder por abandono de incapaz. A conselheira informou que também encaminhou o caso ao Ministério Público e Juizado de Menores nesta sexta-feira (26).

*Portal A Crítica

Roberto Brasil