Luta contra dengue em Parintins conta com caminhonete para fumacê

By -

luta contra dengue - pedro

As equipes de Vigilância Ambiental e Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), cumprem uma escala de ações de combate ao mosquito transmissor da dengue em vários pontos do município para evitar o surgimento de novos focos do mosquito aedes aegypti. O serviço para eliminar o inseto causador da doença recebeu desde o mês passado um reforça importante que é a aquisição de um carro caminhonete para a aplicação de termonebolização.

De acordo com o gerente de Vigilância Ambiental da Semsa, Marcos Batista, a caminhonete foi enviada a Parintins pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) do Governo do Estado e possui um equipamento potente para a aplicação de inseticidas por projeção de névoa seca. “Desta forma, reduz drasticamente o tamanho das gotas de inseticidas, que se tornam quase imperceptíveis. Quando menores as gotas, mas fácil a propagação da solução, penetrando por pequenas frestas, atingindo um maior número de mosquitos”, afirmou Marcos.

Entretanto, assegura Marcos Batista, as equipes trabalham com conjunto com o fumacê feito pelo carro e também por equipamento de bombeamento carregado pelos agentes em saúde. “O carro-bomba passa em frente as residências e lança o produto químico diretamente nas laterais das ruas e nos quintais. Já o borrifamento pelos agentes de endemias com o equipamento na costa é feitos dentro das casas e em lugares de difícil acesso como os becos, por exemplo”, explica Marcos Batistas. 

O gerente de Vigilância Ambiental da Semsa Marcos Batista informa que ação de combate ao mosquito da dengue utilizando o carro-bomba foi realizada nos bairros centro, Francesa, Macurany, Santa Rita de Cássia, Palmares, Nossa Senhora de Nazaré, São Benedito e Castanheira. Após a conclusão dessas áreas as equipes atuarão nos bairros São Vicente de Paulo, Emílio Moreira, Vitória Régia, São José Operário, João Novo, Dejard Vieira, Itauna I e II, Paulo Correa e União, assim como as demais áreas da  cidade.

Mario Dantas