Luiz Castro quer laudo sobre situação das barragens da Mineração Taboca

By -
Dep. Luiz Castro

Dep. Luiz Castro

O deputado Luiz Castro disse que vai solicitar do  Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) um levantamento técnico da situação das barragens da empresa Mineração Taboca, que explora cassiterita na Vila do Pitinga, em Presidente Figueiredo. Ele participou da cessão de tempo que discutiu a questão das barragens no Amazonas.

Presidente da Comissão do Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, Castro defendeu que o DNPM junto com o Governo do Estado realizem uma inspeção às barragens.  Segundo o parlamentar, é necessário um laudo técnico sobre a estrutura das barragens, principalmente as de rejeitos da exploração de cassiterita, que contém elementos tóxicos.

Diante da presidente do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Ana Aleixo, Luiz Castro observou que o órgão não possui em seus quadros engenheiros que possam fazer uma  avaliação da situação das barragens.

Por isso, ele considera importante que o DNPM faça um levantamento técnico isento, a fim de identificar se há risco de vazamentos que possam causar prejuízos às comunidades próximas e ao meio ambiente da região.

A cessão de tempo foi solicitada pelo presidente da casa, deputado Josué Neto (PSD), que propôs uma visita à vila do pitinga para verificar a situação das barragens localizadas nos rios Uatumã e Alalaú.

Roberto Brasil