Luiz Castro elogia acordo entre Amazonas e Acre para atendimentos médicos

By -

Dep. Luiz Castro

Em discurso nesta quarta-feira (4) o deputado estadual Luiz Castro (REDE) manifestou na tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) a aprovação dele à parceria firmada entre os governos do Amazonas e do Acre para atendimentos médicos. Com o acordo, o Acre continua os atendimentos aos municípios do Amazonas vizinhos ao Acre enquanto o Amazonas atenderá os acreanos nas especialidades médicas que o Acre ainda não possui.

Para o deputado a medida é louvável, uma vez que soluciona a precariedade de atendimentos em municípios de fronteira. “Precisamos reconhecer iniciativas positivas e traz solução para o atendimento a municípios na área de divisa com o Acre, apesar do que, o Acre já vem acolhendo milhares de pacientes vindo de municípios próximos do estado”, salientou.

Castro sugeriu ainda que o Acre vai saber aproveitar melhor os médicos especialistas disponibilizados pelo Amazonas na parceria. “Tenho minhas dúvidas sobre a retribuição do Amazonas com as equipes médicas ultraespecializadas que irão atuar no atendimento no Acre. Talvez deva ser porque estas equipes estão ociosas por falta de material – como no Hospital Francisca Mendes, onde o aparelho de hemodinâmica não está dando vazão à enorme demanda de pacientes vasculares. Então, é bem provável que existam médicos competentes parados por falta material e indo para o Acre. Com certeza o estado do Acre vai fornecer os materiais para que eles trabalhem com plenitude”, afirmou, salientando que é um desperdício de profissionais a situação do Hospital Francisca Mendes, no bairro da Cidade Nova, zona Norte de Manaus.

Roberto Brasil