Luiz Castro destaca reconhecimento do AM como área livre de febre aftosa

By -

Dep. Luiz Castro

O deputado estadual Luiz Castro (Rede), destacou da tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), na manhã desta quinta-feira (24), o reconhecimento pelo Ministério da Agricultura que o Estado do Amazonas é uma área livre da febre aftosa. A enfermidade animal é uma das mais contagiosas e pode causar importantes perdas econômicas por atingir animais de cascos, como bovinos, ovinos, caprinos e suínos.

O parlamentar recordou que quando estava à frente da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) colocou uma equipe técnica para atuar de maneira consistente na prevenção da doença. Na ocasião, o então secretário constatou as fragilidades da defesa agropecuária, que tinha apoio apenas do Instituto de Desenvolvimento do Amazonas (Idam).

Para Luiz Castro esse trabalho é fundamental para inserção econômica do Brasil, pois acordos externos firmados com órgãos como a Organização Mundial do Comércio (OMS) e entidades que regulam o comércio entre países exigem que a carne comercializada esteja livre de endemias dessa doença.

Roberto Brasil