Lojistas da galeria Espírito Santo apostam na diversificação de produtos e serviços

By -
O consumidor pode , entre outros serviços, pagar suas contas, cortar o cabelo e apostar na sorte

O consumidor pode , entre outros serviços, pagar suas contas, cortar o cabelo e apostar na sorte

Os empreendedores da Galeria Popular Espírito Santo apostam na diversificação de produtos e serviços para driblar a crise econômica. Mesmo diante do resultado da pesquisa divulgada na última semana, pelo IBGE, revelando, de um modo geral, que o comércio varejista no Amazonas teve o terceiro pior desempenho do país em dezembro de 2014, comparado ao mesmo período do ano anterior, os lojistas mantêm o otimismo.

“Estamos aprendendo a lidar com a nossa nova realidade e é importante buscar o diferencial, a diversificação, pra não sermos engolidos pela crise econômica”, afirmou José Assis, presidente do Sindicato do Comércio dos Vendedores Ambulantes do Amazonas (Sincovam).

Basta dar uma volta nos corredores da Galeria Espírito Santo para ter a certeza de que, num mesmo local, além de moda e artigos para celular – produtos bastante comercializados pelo antigos camelôs – o cliente vai encontrar um pouco de tudo, de produtos a serviços. Na loja Natanael, no primeiro piso, os ‘concurseiros’ encontram apostilas para todos os concursos com editais abertos, a preços bem populares. Na John Cell e Relógios, além de amolar tesouras, facas e alicates, “seo” João Nazareth está apostando no conserto de aparelhos celulares.

“O movimento é bom. Se você abre sua loja cedo, você vende. Ainda pode melhorar, mas isso também depende muito do nosso trabalho”, disse o empreendedor, garantindo que só o fato de estarem protegidos do sol e da chuva, já é um ganho muito grande para a categoria.

Andando um pouco mais, o consumidor encontra a Estanislau Jóias, com uma variedade enorme de pulseiras, anéis, cordões e medalhas em aço ou folheadas a ouro.

Funciona de segunda a sábado, de 8h às 19h, e aos domingos, até 12h

Funciona de segunda a sábado, de 8h às 19h, e aos domingos, até 12h

“O pagamento pode ser no débito ou no crédito e, dependendo do preço, ainda parcelamos”, garantiu “seo” Estanislau Carvalho, dono da loja.

E tem mais serviços. É fácil encontrar pequenas óticas, que vendem a armação e também mandam fabricar as lentes dos óculos em laboratórios especializados. Sempre mediante receita médica e com garantia. Por R$ 100 é possível comprar uma armação moderna e resistente, já com a lente inclusa.

Mas é um dos serviços mais tradicionais que chama a atenção pelo ingrediente “moderno”. Na Barbearia Espírito Santo, o homem que gosta de manter a tradição de ir ao ‘barbeiro’, pode cortar o cabelo, fazer a barba e aparar o cavanhaque. Um serviço que começou a ser muito procurado também é a modelagem de sobrancelhas para homens. “Aqui não há distinção. Fazemos a sobrancelha de mulheres e de homens. E olha, é um número muito grande deles que vêm aqui, procurando esse serviço, pra ficar mais bonito”, revelou Cláudio Soares, empreendedor.

Na Galeria Espírito Santo, o consumidor também pode pagar suas contas e apostar na sorte, na Loteria que fica no segundo piso; sacar dinheiro no Caixa 24 Horas, no primeiro piso e utilizar os serviços oferecidos pelo PAC Municipal – que disponibiliza emissão gratuita de CPF e todos os serviços expedidos pela Secretaria Municipal de Finanças – SEMEF. As pessoas também podem solicitar no PAC a primeira e a segunda via da Carteira de Trabalho, dar entrada no Seguro Desemprego e fazer cadastro para novos empregos. Para o consumidor que quer formalizar queixa relacionada às relações de consumo (produtos e serviços com defeito, falhas na garantia, desrespeito ao prazo de entrega, entre outras), o Procon Municipal também oferece esse serviço no Pronto Atendimento ao Cidadão – PAC.

“Para ampliar ainda mais o mix de serviços oferecidos dentro da Galeria Espírito Santo, estamos trazendo uma agência bancária na versão ‘express’ aqui pra dentro e vamos instalar máquinas de recarga do Sinetran em pontos estratégicos. O objetivo é possibilitar um maior número de pessoas transitando dentro do centro de compras e fomentar o incremento nas vendas”, afirmou o Secretário Municipal do Centro, Glauco Francesco.

A Galeria Espírito Santo fica localizada na Rua Joaquim Sarmento, esquina com 24 de Maio, centro de Manaus. Funciona de segunda a sábado, de 8h às 19h, e aos domingos, até o meio dia.

Roberto Brasil