Localizados destroços de helicóptero desaparecido em Atalaia do Norte

By -
O índio Darcy Marubo registrou a última imagem do helicóptero antes do seu desaparecimento

O índio Darcy Marubo registrou a última imagem do helicóptero antes do seu desaparecimento

Da Redação – Foi confirmado pela Força Aérea Brasileira que as equipes de busca localizaram os destroços do helicóptero Esquilo AS 355N, prefixo PR-ADA, desaparecido desde a última sexta-feira (29), quando se deslocava de Atalaia do Norte para Tabatinga, levando cinco pessoas a bordo.

Os destroços foram avistados próximo as cabeceiras dos igarapés São João e Curupira, a cerca de 40 quilômetros a sudoeste de Tabatinga, mas sem confirmação de sobreviventes.

A aeronave prestava serviços à Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) e Casai (Casa de Saúde Indígena). Estavam no helicóptero o piloto Alexandre Félix Souza, as grávidas Marcelina Cruz dos Santos Morubo e Luciana Guedes do Carmo, além da acompanhante Marcelina da Silva de Souza e da enfermeira Luiza Fernandes Pereira.

helicootero-local-quedaNota da FAB

“A Força Aérea Brasileira (FAB) informa que o helicóptero AS 355N, matrícula PR-ADA, desaparecido desde o dia 29 de maio, foi avistado pela equipe de busca da FAB no fim do dia desta terça-feira (02/06), próximo ao horário do pôr-do-sol, a aproximadamente 40 km a Sudoeste de Tabatinga (AM). Em função das condições meteorológicas daquele momento e das características da região, não foi possível confirmar se era o objeto da busca. No entanto, na manhã de hoje (03/06) um helicóptero H-60 Black Hawk da Força Aérea Brasileira desembarcou equipes de resgate no local, que puderam confirmar que se tratava dos destroços do PR-ADA. Até o momento, não há indícios de sobreviventes.

Durante as buscas, a FAB voou 60 horas cobrindo uma área de 4.315 km², engajou diretamente na missão 30 militares, um helicóptero H-60 Black Hawk e uma aeronave C-130 Hércules.
Uma equipe do Sétimo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA VII) foi deslocada para o local para iniciar as investigações dos fatores contribuintes para o acidente.

Brasília, 03 de junho de 2015.
Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic
Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica”.

Roberto Brasil