Lideranças indígenas vão a Aleam em busca de apoio a pleitos antigos

By -

IMG-20150714-WA0004

Reinvindicações de interesse indígenas foram amplamente discutidos na Comissão de Politicas dos Direitos Indígenas da Assembleia Legislativa do Amazonas, que é presidida pelo deputado Vicente Lopes (PMDB).

O encontrou contou com a participação do titular parlamentar e das lideranças Raimundo Mura e Giovana Apurinã, que sentaram a mesa e discutiram melhores formas de atendimento as causas indígenas do Amazonas e particularmente da região do Rio Purus.

Vicente Lopes é um deputado experiente e um tremendo conhecedor das causas indígenas,pois mantem lações íntimos com etnias da região do Rio Negro principalmente do município de São Gabriel da Cachoeira. Vicente Lopes afirmou que é um apaixonado pelo tema e que esta dando total apoio as iniciativas tomadas pelas lideranças que compareceram a Aleam, “ Aqui estamos colocando a disposição dos povos indígenas o nosso trabalho e a nossa estrutura para essa luta que visa fortalecer e engrandecer a cultura e as tradições indígenas na nossa região” disse o parlamentar peemedebista. Raimundo Mura saiu do encontro confiante de que receberá apoio nos pleitos reivindicados, “ A nossa luta é constante, vivemos a cada dia transformações que mudam o cotidiano e a maneira das nossa tribos, e encontra na casa legislativa um apoio as nossas reinvindicações é muito gratificante” falou o confiante cacique. Por sua vez Giovana Apurinã espera que outros deputados  possa se engajarem proldas causas indígenas “ Seria mito bom para todas as etnia ter o apoio do parlamento amazonense, pois o nosso trabalho é reconhecido internacionalmente e precisamos ter esse apoio aqui no nosso estado também, e a solidariedade e o apoio do deputado Vicente Lopes, só fortalece essa luta” finalizou Giovana Apurinã.

No final do encontro foi servido aos presentes uma bebida típica das festas indígenas, o Cauim, uma bebida a base de Mandioca diluída.

Mario Dantas