Lideranças do Povo Mura solicitam asfaltamento de ramais

By -

Nesta sexta feira (03) os Tuxauas das aldeias Cuia, Moiray, São FelixPontas das Pedras, Guapenu e Sampaio, localizadas em  Autazes (AM) município localizado a 107 quilômetros da capital, anunciaram que irão cobrar do governador José Melo(PROS) o asfaltamento dos ramais que dão acesso às aldeias Cuia, São Felix e Moiray, do povo indígena Mura. 

A execução das obras teria sido prometida durante em 2014, segundo José Roberto Yamuth, tuxaua da aldeia Cuia que explicou que o asfaltamento vai beneficiar mais de sete mil moradores da localidade, entre indígenas e não indígenas. “Nossa preocupação maior é com os estudantes. Eles são os mais prejudicados nesse período de chuvas. Os ramais ficam intransitáveis, pois alagam em muitos trechos”, salientou. 

Segundo informações do CIMI Norte I, os líderes indígenas do povo Mura estarão em Manaus no próximo dia 10, onde tentarão agendar uma audiência com o governador José Melo.  Em agosto do ano passado, os indígenas realizaram manifestações cobrando o asfaltamento dos ramais e outras promessas de campanha. Por duas ocasiões eles bloquearam a rodovia AM-254, na altura do quilômetro 90. Após conversa com o então prefeito Thomé Filho, eles suspenderam o bloqueio com o compromisso de que teriam apoio para levar suas reivindicações diretamente ao Governo do Estado.

Roberto Brasil