Leopardo come 33 pinguins e causa debate na África do Sul

By -
Segundo especialistas, os pinguins estão em extinção e os leopardos "ameaçados"

Segundo especialistas, os pinguins estão em extinção e os leopardos “ameaçados”

Se um leopardo come pinguins dentro de uma reserva natural, é preciso defender os pinguins ou o leopardo? Qual espécie corre mais riscos nos dias de hoje? Este é o dilema vivido em Stony Point, na África do Sul, que abriga dois mil casais de pinguins, dos 26 mil totais do país. 

Na última semana um leopardo passou pela reserva e comeu 33 pinguins. Apenas um animal conseguiu sobreviver ao ataque e está recebendo tratamento veterinário para seus ferimentos. Mas o caso, além de excepcional, causou repercussões na África do Sul, dividindo a opinião pública sobre qual bichinho deveria ser protegido e poupado.

O professor Peter Ryan, diretor do Instituto de Ornitologia local, defendeu os pinguins. “É claro que a utilidade de conservar a única população em crescimento de pinguins africanos supera a importância de apenas um leopardo”, disse o especialista, ressaltando que os pinguins são uma espécie considerada em extinção, enquanto os leopardos estão “ameaçados” de extinção. Mas os moradores de perto da reserva de Stony Point discordam do especialista. “Amamos os pinguins, mas a colônia deles está crescendo muito.

[Com Agência ANSA]

Roberto Brasil