‘Lembranças especiais do Roby’ em noite de autógrafos na livraria Saraiva

By -

lembrancas-especiais-do-roby-1Nesta quinta feira (03), às 18h30, na Livraria Saraiva no Manauara Shopping, zona centro sul de Manaus, acontece o lançamento do livro  infanto-juvenil ‘Lembranças especiais do Roby’ da psicóloga amazonense Nazaré Mussa e ilustrações do artista Euros Barbosa. O livro que será vendido por R$ 28,00 aborda os temas da adoção de animais de estimação e de como crianças e os adolescentes lidam com a morte.

O livro conta a história de um cachorrinho preto chamado Roby, da raça Cocker Spaniel, e da menina Alice, com síndrome de Down. Os dois se entendiam muito bem. Eram alegres, divertidos e amigos com um sentimento só deles. Mas um dia, essa amizade foi interrompida pela morte de Roby.

A escritora faz sua estreia na literatura com o livro Lembranças especiais do Roby, que aborda os temas do abandono e adoção de animais de estimação e de como as crianças e os adolescentes veem a morte. O livro foi inspirado em uma história real vivida pela psicóloga Nazaré Mussa e sua filha, Daniela Mussa, que tem síndrome de Down. Na adolescência, Daniela, que recebeu no livro o nome de Alice, adotou um cãozinho preto da raça Cocker Spaniel, que foi abandonado nas ruas.

Na história, Roby e Alice tornaram-se grandes amigos. Eles brincavam e se divertiam bastante. Mas, um dia o cãozinho ficou doente e morreu. Alice conseguiu superar a perda do amigo com um diálogo surpreendente com a mãe, em que as lembranças revividas mostraram que o amor suporta qualquer barreira.

A escritora Nazaré Mussa diz que ao abordar o tema da morte em Lembranças especiais de Roby não teve a intenção de suprir necessidades profundas e apagar dores, mas o propósito de discutir a dificuldade que as crianças e os adolescentes têm de lidar com a morte.

“Essa dificuldade não é especifica das crianças com síndrome de Down. Falar da morte parece em muitos momentos um assunto proibido. As dificuldades e as fragilidades acontecem com todos nós humanos neste imenso processo evolutivo”, disse a psicóloga.

lembrancas-especiais-do-roby-2Nazaré Mussa conta que a experiência que viveu com sua filha no momento em que dialogou sobre a morte de Roby fez a menina superar a dor. “Minha filha é uma pessoa muito meiga, gentil e carinhosa. Eu precisei ter cuidado para explicar o tema da morte. Nada melhor do que introduzir a criança ao contexto de sua vivência para o processo do aprendizado vir de forma clara, objetiva e concreta. Hoje minha filha é uma moça de 26 anos e guarda lembranças importantes, positivas das experiências vividas por ela e pelo seu cãozinho ao longo de sua infância”.

Ilustrações em preto e branco para que os leitores pintem

Editado pela ALL Print, de São Paulo, Lembranças especiais de Roby tem 37 páginas e recebeu ilustrações do artista amazonense Euros Barbosa. Com técnica de desenho e pintura digital, 14 páginas do livro têm ilustrações em preto e branco para que os leitores pintem as aventuras de Roby e de Alice.

Para ilustrar o livro Lembranças especiais de Roby, Euros Barbosa estudou soluções artísticas para acrescentar o valor visual que correspondesse à história narrada por Nazaré Mussa. “Apostei na técnica de desenho e pintura digital para alcançar o objetivo. Utilizei cores fortes e contrastantes para ter a atenção do público e tentar deixá-lo mais interessado sobre a história, e depois, incitar a criatividade para colorir os desenhos em P&B (preto e branco)”, disse o artista Euros Barbosa.

A ideia de falar da morte, sobretudo, da relação de amizade entre o cãozinho Roby e a menina Alice, deixou o artista Euros Barbosa encantado com a obra infanto-juvenil de Nazaré Mussa. “Tenho grande fascínio e curiosidade na morte. Morremos de fome, de sede, de raiva, de amor, de paixão, de inveja, de fé e de vermos todos os dias a autodestruição humana. Por conta disso que acredito nas lembranças especiais do Roby”, disse o artista.

Perfil

Nazaré Mussa – é psicóloga formada pela Universidade Luterana Brasileira (ULBRA) e doutoranda em psicologia pela Universidad de Ciencias Empresariales y Socieales (UCES) de Buenos Aires, na Argentina. Especialista em psicopedagogia e interdisciplinaridade, é terapeuta em cognitiva comportamental e psicologia do trânsito.

Euros Barbosa – é artista plástico, chargista, ilustrador e desenvolve trabalhos em pintura digital. Trabalhou em diversas redações de jornais e revistas de Manaus (AM). Em 2012, participou de uma exposição no Carrossel do Louvre, em Paris, França. Em 2013, expôs em Nova York (EUA), e na Galeria do Largo, na capital amazonense, onde apresentou obras produzidas durante seus 30 anos de carreira. (Mercedes Guzmán)

Roberto Brasil