Lancha reforça ações de imunização na zona rural de Parintins

By -

Ambulancha

O prefeito Alexandre da Carbrás fez a entrega na de quarta-feira, 28, de uma lancha para realização das atividades do Programa Nacional de Imunização do município. O veículo tem o nome da servidora Hercília Bentes que atua no setor há 14 anos e vai conduzir a equipe de vacinação a dezenas de comunidades rurais. A prefeitura adquiriu a lancha em parceria com os governos estadual e federal.

O prefeito Alexandre da Carbrás ressalta que a conquista do veículo representa um avanço nas ações da secretaria municipal de saúde que muitas vezes se expande a municípios de estados vizinhos. Ele afirma que um dos objetivos da sua gestão é melhorar a questão dos meios de transportes para levar ação de saúde as comunidades rurais. Alexandre também parabenizou Hercília Bentes, cuja homenagem, segundo o gestor, é merecida pelo eficiente trabalho exercido na área durante anos.

 

Carbrás acrescenta que o clima da região favorece as doenças tropicais, onde a imunização é uma questão fundamental. Por isso, assegura que é necessário que as ações do PNI cheguem da mesma forma a todas as comunidades. “As nossas principais estradas são os rios, então é preciso todo o apoio e investimento em locomoção necessária para que a equipe de vacina chegue em cada localidade. Graças a Deus chegou a lancha que vai servir de grande apoio nas ações preventivas no nosso município”, frisa.

 

O secretário de saúde Marcos da Luz destaca que a lancha é uma conquista que necessitou de grande esforço do município e o trabalho de imunização vai só ganhar e progredir com a utilização do veículo. “O trabalho que planejamos dentro de uma nova estratégia que envolve o zoneamento do município, que envolve uma articulação com as comunidades e o cadastramento feito pelos agentes de saúde, vai ser facilitado com a nova logística”, destaca.

 

Para a homenageada, Hercília Bentes, é uma honra receber o reconhecimento pelo trabalho que desempenha há muito tempo e pelo qual, tem muito orgulho. “Estou muito feliz por que todos sabem do meu trabalho, o qual faço com amor e muita dedicação. Atendo todas as pessoas que me procuram e onde vou sempre sou bem recebida. Só tenho a agradecer por isso”, afirma.

Mario Dantas