Lábrea recebe sistema informatizado da Justiça do Trabalho nesta segunda-feira

By -
As ações vão passar a tramitar inteiramente via internet

As ações vão passar a tramitar inteiramente via internet

O Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (Amazonas e Roraima) realizará nesta segunda-feira (29), a implantação do Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT) na Vara Trabalhista do município de Lábrea, sul do Amazonas. 

A implantação da nova ferramenta será marcada por uma solenidade que contará com a presença do presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (Amazonas e Roraima), desembargador David Alves de Mello Júnior, e também da juíza titular  da VT de Lábrea,  Ana Eliza Oliveira Praciano.

Com o novo sistema, a justiça trabalhista local estará habilitada a receber as petições iniciais dos processos exclusivamente por meio eletrônico. As ações também vão passar a tramitar inteiramente via internet, eliminado o uso do papel e garantindo maior segurança e celeridade. Os processos que iniciam sua tramitação na próximo dia 1º de outubro, em Lábrea, já estarão inseridos no sistema PJe-JT. As demais ações continuarão tramitando por meio físico.

Além de atender a população de Lábrea , a Vara do Trabalho do município também recebe reclamações trabalhistas de outras cidades próximas, que não possuem sede de Vara do Trabalho. São elas: Canutama, Tapauá, Boca do Acre e Pauini .

No âmbito do TRT11, atualmente, o PJe-JT já foi instalado em todas as Varas do Trabalho de Manaus e de Boa Vista, e também nos órgãos de segunda instância. No interior do Amazonas, o sistema já está presente nos municípios de Parintins, Itacoatiara, Manacapuru e Tabatinga A meta é que a ferramenta esteja disponível em todas as unidades do interior até meados de 2015.

A Justiça do Trabalho é o ramo do Judiciário mais avançado em termos de informatização do processo judicial, e hoje já existem mais de 1,5 milhão de processos que tramitam exclusivamente em meio eletrônico desde seu início. O PJe-JT já está instalado em mais de 70% das Varas do Trabalho e nos 24 Tribunais Regionais do Trabalho.

Roberto Brasil