Juntas, Prefeitura e Manaus Ambiental executam ações para solucionar problemas em bairros

By -

acoes-bairro-1Ações conjuntas entre a Prefeitura de Manaus e a concessionária de água Manaus Ambiental em bairros da cidade estão ajudando a resolver problemas que causavam atrasos no andamento de obras e incômodo aos moradores. São problemas relacionados a bueiros e esgotos e tubulações rompidas que acarretam infiltrações na camada asfáltica, prejudicando os serviços da prefeitura.

A Travessa Magalhães Barata, localizada no bairro Betânia, zona Sul, é uma das áreas atendidas dentro dessa ação. Os moradores sofriam com a incômoda situação de alagamento e transbordamento do sistema de esgoto sanitário. Essa semana equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) e da Manaus Ambiental iniciaram o serviço na área.

Os trabalhos estão concentrados na dragagem de duas caixas coletoras, desassoreamento, desobstrução de bueiros da área e alargamento do sistema de esgotamento sanitário com a implantação de novos tubos. Para as obras, que serão concluídas na próxima semana, estão sendo utilizadas bomba submersa, retroescavadeira e hidrojato.

acoes-bairro-2Moradora da Travessa Magalhães Barata há 16 anos, Ivete Baranovski se sente esperançosa com as obras. “Essa situação é antiga e nos causa grande desconforto, mas estamos acompanhando os serviços de perto e acredito que agora o problema será resolvido”, comemora.

O trabalho executado, segundo o subsecretário de Serviços Básicos da Seminf, Antônio Peixoto, apesar de trazer melhorias perceptíveis e imediatas, é paliativo. “Para ser permanente é necessária a retirada das casas na beira do igarapé. As mesmas já foram mapeadas pelo Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus. Por se tratar de uma área de difícil acesso, a entrada de equipamento pesado só pode ser feita após a retirada das casas”, explica.

Regularização

Outra ação desenvolvida em conjunto para facilitar o serviço da Seminf é a de regularização das ligações de água da rede pública de abastecimento. Peixoto explica que em ações nos bairros é comum encontrar redes de ligações clandestinas que causam problemas de infiltração na camada asfáltica e provocam o aparecimento de buracos.

“Muitas vezes os vazamentos infiltram o solo e prejudicam a base ocasionando a deterioração do asfalto. Não adianta levar ações de tapa-buracos ou recapeamento sem antes regularizar a rede. Por isso essa parceria tem funcionado. Antes de entrarmos com os serviços a concessionária inicia a regularização”, conta.

acoes-bairro-4Ação semelhante a esta foi realizada na Travessa Vick, bairro Jorge Teixeira, 4ª etapa, zona Leste. A via está recebendo serviços de drenagem e recapeamento asfáltico e antes da Seminf iniciar o trabalho a concessionária atuou no local regularizando o serviço de abastecimento.

Outra área que receberá a visita da empresa será a Rua Sena, no mesmo bairro, onde a prefeitura trabalha na abertura de uma nova via. “Essa é outra via que apresenta problemas de ligação clandestina e para finalizarmos o serviço de asfaltamento, é necessário a empresa regularizar o serviço de abastecimento dos moradores”, destaca.

Segundo a Manaus Ambiental, dos 630 milhões de litros de água distribuídos por dia pela concessionária, cerca de 252 milhões de litros não são faturados pela empresam – desperdício que equivale a mais de 40% do total disponibilizado para o consumo diário.

Segundo o diretor comercial da Concessionária, Guido Fontgalland Junior, mais de 22 mil notificações por uso ilegal de água foram registradas pela empresa somente em 2013. As fraudes, os chamados gatos, podem causar danos à saúde, pois a ligação ilegal não segue os padrões técnicos utilizados pela empresa. Além do mais, o não pagamento gera um consumo quatro vezes maior que de uma residência legalizada junto à empresa.

Para denúncias de ligações clandestinas e regularização da rede de abastecimento, a concessionária Manaus Ambiental disponibiliza dois números: 0800 092 0195 e o serviço de mensagem pelo aplicativo móvel (WhatsApp) 9 8415-7006.

acoes-bairro-3Outros serviços

Além das grandes obras de dragagem como as executadas recentemente nos igarapés das ruas Campos Sales, no bairro Monte das Oliveiras; 121, na Cidade Nova; Barão de Açú, no Parque das Laranjeiras e Avenida Itaúba, no Jorge Teixeira, trabalhos menores de manutenção com dragagem superficial também têm sido realizados pela Seminf. A ação consiste na remoção de materiais sólidos que estejam obstruindo o canal de escoamento das águas pluviais.

Paralelamente, obras na superfície da via, classificadas como drenagem superficial, também estão sendo executadas diariamente em toda a cidade. Apenas nesse primeiro semestre de 2015 foram implantados aproximadamente 50 mil metros de meio-fio, sarjeta e canaletas.

Roberto Brasil