Juiz atende Ação Popular e serviço do Basa continua em Carauari

By -

Sob forte pressão popular, o juiz da Vara Única da Comarca de Carauari, Jânio Totomu Takeda, deferiu pedido de tutela antecipada a uma Ação Popular impetrada pelo vereador Airton Siqueira (PRP, suspendendo a decisão da diretoria nacional do Banco da Amazônia (BASA) que determinava o encerramento das atividades da agência a partir do próximo dia 17.

A Ação Popular foi resultado de um grande movimento político que contou com o apoio do prefeito Bruno Ramalho (PMDB), dos irmãos deputados Belarmino Lins (Pros) e Átila Lins (PSD) e da Federação dos Bancários do Norte e do Nordeste (SEEB-Amazonas). O Basa é o principal agente de desenvolvimento da região de crédito para aplicação dos recursos do FINOR.

Na semana passada, diversas entidades se uniram em uma grande manifestação de rua que envolveu 500 pessoas pedindo a permanência dos serviços do banco na calha do Juruá. Na Assembleia Legislativa, o deputado Belarmino Lins discursou em solidariedade aos manifestantes e na Câmara Federal, o deputado Átila Lins encaminhou carta ao presidente Michel Temer protestando contra o fechamento da agência.

Roberto Brasil