Jucá diz que governo editará MP para socorrer refugiados da Venezuela

By -

Romero Jucá (PMDB-RR) informou que o governo editará uma medida provisória para criar o “estado de emergência social”. O objetivo, segundo ele, é dar base legal a um decreto que enquadrará Roraima nessa situação.

Assim, acrescentou Jucá, será possível criar um grupo de trabalho do governo federal para dar o apoio necessário aos milhares de venezuelanos que fugiram do caos que se instalou no país vizinho, em colapso social e econômico.

— O presidente Michel Temer anunciou inclusive que não faltarão recursos para fazer essa ação, pela gravidade da situação. Ontem mesmo, nós tivemos o internamento de uma criança venezuelana com sarampo no hospital infantil de Roraima — declarou Jucá.

Segundo o senador, apesar de não existir um controle na região de fronteira, estima-se que haja entre 40 mil e 70 mil venezuelanos apenas em Boa Vista, número que representa mais de 15% de sua população.

Romero Jucá salientou que Roraima não tem condições de receber esse contingente. Em Boa Vista, por exemplo, apenas três abrigos acolhem os venezuelanos, o que mostra que boa parte dos migrantes fica nas ruas da cidade, lamentou. Com informações da Agência Senado.

Roberto Brasil