Josué Neto diz que a Assembleia Legislativa está de portas abertas aos debates democráticos

By -
Dep. Josué Neto (PSD)

Dep. Josué Neto (PSD)

A partir desta terça-feira (2), a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) retorna às atividades legislativas ordinárias mantendo as portas da Casa abertas à participação popular, para que a sociedade civil organizada traga suas necessidades e seus problemas para o lugar apropriado à discussão democrática. A garantia é do presidente deputado Josué Neto (PSD), que nesta segunda-feira (1º) presidiu a Sessão Solene de abertura do ano legislativo, destinada à leitura da mensagem anual do governador José Melo (PROS).

Para o presidente Josué Neto, que em 2016 completará seu quarto ano de mandato na presidência da Assembleia, os homens públicos precisam entender esse momento de crise que o Brasil e o Amazonas atravessam. Por isso, ele disse que vai manter os debates sobre alternativas para superar os problemas e dificuldades dentro do compromisso constitucional da Casa, aberta ao diálogo de forma extremamente responsável.

Falando a respeito dos desafios para 2016 ante a crise econômica, Josué Neto disse que o Poder Legislativo – e o Amazonas – estão condicionados à própria evolução da crise no país. Sendo assim, a Assembleia Legislativa vai manter a austeridade nos gastos e seguir os procedimentos necessários à continuidade das suas ações.  “Iniciamos esse processo muito antes, em fevereiro de 2015, e desde então a Assembleia Legislativa não fez nenhuma alteração salarial, nas verbas de gabinete e outras, que por lei todas as casas legislativas do país reajustaram”, apontou.

O deputado Josué Neto observou que os problemas sociais estão acontecendo no país inteiro, por conta da crise e que no Amazonas não é diferente. “Não podemos ficar olhando só para o nosso umbigo”, disse Josué, citando como exemplo o setor da Saúde, em que o próprio SUS já chegou ao seu esgotamento e isso leva todos os demais Estados a terem problemas com a saúde pública.

Leitura da mensagem do governador José Melo

Indagado sobre a relação do parlamento com o governo, o presidente Josué Neto disse que não existe nenhum problema, uma vez que a Assembleia mantém uma relação muito boa e respeitosa com os demais poderes e suas instituições, além do que a condução dos trabalhos no plenário sempre observa o espírito democrático acima de tudo. Os deputados têm a oportunidade, de acordo com o Regimento Interno, de se manifestar dentro do seu tempo e da respeitabilidade que o decoro exige. “Claro que todas as discussões terão as suas respostas e encaminhamentos”, sustentou.

Mario Dantas