Josué Neto comenta renovação na Assembleia Legislativa e anuncia pauta de votação ainda nesta semana

By -
Dep. Josué Neto

Dep. Josué Neto

Em rápida entrevista durante o expediente legislativo desta terça-feira (7), o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Josué Neto (PSD), comentou o processo eleitoral estadual, apontando que a renovação nos quadros da Casa é comum, porém como neste ano cinco deputados estaduais foram candidatos a outros cargos – sendo três eleitos para a Câmara Federal – isso qualifica o trabalho do Parlamento Estadual junto à população, da mesma forma que a sua eleição, como o deputado estadual mais votado, é resultado da divulgação desse trabalho.O deputado Josué Neto fez uma comparação pela votação dos deputados reeleitos e dos que disputaram cargos federais e de governador e disse que o Legislativo está no caminho certo, com o seu trabalho sendo bem recebido pela população. A próxima etapa agora é retomar o ritmo dos trabalhos legislativos, recebendo os novos deputados para orientar sobre o funcionamento da Casa e para que possam ter um bom desempenho nos seus mandatos.

Lembrando que em nenhum momento a Assembleia Legislativa deixou de trabalhar durante o período eleitoral, o presidente anunciou já para esta semana, na quarta (8) ou na quinta-feira (9), a votação de mais uma pauta de projetos. De acordo com Josué Neto, dentro da programação da Casa não existem projetos que possam ser considerados pendentes. Alguns que ainda estão em tramitação desde 2013 não são considerados pendentes, pois estão num prazo razoável.

Josué Neto fez um a avaliação sobre os projetos em tramitação, prevendo que poucos textos legais ficarão para serem avaliados no exercício de 2015. Isso, graças ao trabalho iniciado em fevereiro de 2013, com o esforço concentrado. O objetivo é deixar um número mínimo de projetos, sendo que hoje existem não mais do que 20 em pauta, e a Assembleia espera o envio da LDO para votar na primeira quinzena de dezembro.

Esperando fechar com chave de ouro o ano parlamentar, o presidente Josué Neto também falou a respeito do segundo turno eleitoral, confirmando que o seu partido, o PSD, mantém a aliança do primeiro turno. Segundo ele, o partido está unido e as bases estão a postos para colaborar na eleição, principalmente no interior do Estado. Mesmo os que não se elegeram vão trabalhar pela reeleição do governador.

Eleição

O presidente Josué Neto descartou qualquer movimentação em torno da eleição para a presidência da Assembleia na próxima legislatura, lembrando que o momento ainda é de discutir e trabalhar a eleição do segundo turno para governador, uma vez que os deputados pertencem a grupos políticos que estão na disputa. A eleição para a presidência , segundo ele, vai ser tratada já no final do ano, inclusive com a participação dos novos deputados.

Depois de receber lideranças da área cultural e ouvir reivindicações para serem levadas ao governo estadual, o presidente disse que o importante é que a Assembleia Legislativa sempre possa debater as questões de maior interesse da população do Amazonas, como aconteceu nos dois anos de seu mandato na presidência, onde as portas e os espaços da Casa foram abertos à manifestação de todos os setores representativos da sociedade.

Mario Dantas